A carga horária do curso é distribuída em semestres de 18 (dezoito) semanas, divididas em 6 (seis) dias letivos, com sábados letivos suficientes para perfazer o total de 100 (cem) dias letivos por semestre e 200 (duzentos) dias letivos por ano, conforme estabelece a legislação educacional em vigor.
As disciplinas e demais atividades dos cursos apresentam a carga horária organizada dentro do sistema de créditos, em que 18 horas/aula, correspondem a 15 horas, equivalem a 1 crédito.
Para converter uma carga horária utilize a calculadora:
Digite um valor e selecione a grandeza digitada:
Onde achar:
Rede de Assistência Social:
O Sistema Único de Assistência Social - SUAS, atende a todos os cidadãos que dela necessitarem. Trabalha na prevenção de riscos sociais e pessoais, por meio da oferta de programas, projetos, serviços e benefícios a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social. Mas, também intervém quando as famílias e indivíduos que já se encontram em situação de risco e que tiveram seus direitos violados por ocorrência de abandono, maus-tratos, abuso sexual, uso de drogas. Veja os equipamentos mais próximos a você:
Rede pública de Saúde:
Considerando que a saúde é direito de todos e dever do Estado, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece a todo cidadão brasileiro o acesso integral, universal e gratuito a serviços de saúde. Além da realização de consultas (médicas, odontológicas, psiquiátricas ou psicológicas), exames e internações, o SUS também promove campanhas de vacinação e ações de prevenção de vigilância sanitária, como fiscalização de alimentos e registro de medicamentos.
A teoria sem a prática vira ‘verbalismo’, assim como a prática sem teoria, vira ativismo. No entanto, quando se une a prática com a teoria tem-se a práxis, a ação criadora e modificadora da realidade. (FREIRE, 1996)
Segundo Coulon (2008), o estudante é aquele que tem o vínculo com a instituição de ensino como elemento central de sua identidade, como elemento organizador de sua vida em sociedade - ele se define como estudante, e não só como alguém que estuda.
O movimento estudantil representa ou defende os interesses da categoria estudantil, na busca por uma Educação mais ampla e de melhor qualidade. Tomando a Educação como instrumento de transformação e justiça social e compreendendo-se como co-responsável na construção de uma realidade brasileira democrática e justa, organiza a juventude e contribui com seu saber, criatividade e dinamismo junto aos demais atores sociais.
Participe da política construída pela Juventude organizada em sua Unidade Acadêmica!
REFERÊNCIAS:
COULON, Alain. A Condição de estudante: a entrada na vida universitária. Salvador: EDUFBA, 2008
FREIRE, PAULO. Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996
Ações em geral dos Estudantes:
Aqui você encontrará informações de projetos, intervenções, ações as mais plurais realizadas pelos estudantes nas Unidades Acadêmicas.
Se você participa de algum coletivo político ou cultural na Universidade, realizou ou realiza algum projeto ou ação que teve por objetivo discutir, dar visibilidade a um tema importante para a Comunidade Acadêmica, escreva-nos e divulgaremos neste espaço.
Universidade Estadual, Pública, Gratuita e Multicampi
Rodovia Papa João Paulo II, 4143 - Ed. Minas - 8º andar - Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Bairro Serra Verde - Belo Horizonte - MG - CEP: 31.630-900 - Tel: +55 (31) 3916-0471 Aspectos legais e Responsabilidades