Iniciação Ciêntifica
O programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade do Estado de Minas Gerais – PIBIC/UEMG, foi criado em 2003 quando a FAPEMIG, concedeu à UEMG uma quota de bolsas (PIBIC/UEMG/FAPEMIG), este programa tem hoje uma quota de 60 bolsas. Em 2005, às bolsas já existentes, juntou-se a quota de 15 bolsas concedidas pelo CNPq, (programa - PIBIC/UEMG/CNPq).
Paralelamente foi criado em 2003, com início previsto para 2004, o programa de Iniciação Científica Júnior - PIBIC/UEMG/júnior, financiado pelo CNPq, também sob a modalidade de quotas.
Ao Programa Institucional (PIBICs/UEMG) vem juntar-se agora mais um programa que é conseqüência da liberação, pelo Governo do Estado de Minas Gerais, de verba para este fim (PIBIC/UEMG/ESTADUAL). Neste programa serão fornecidas bolsas no valor de R$ 300,00 mensais pelo período de 1 ano.
Os programas PIBIC/UEMG/FAPEMIG, PIBIC/UEMG/CNPq e PIBIC/UEMG/ESTADO denominados PIBICs/UEMG são gerenciados pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão da UEMG, através da Coordenadoria de Programas de Bolsas, são voltados para o aluno de graduação, servem de incentivo à formação acadêmica e privilegiam a participação ativa de estudantes em projetos de pesquisa com qualidade acadêmico-científica. O PIBIC/UEMG/júnior é voltado para alunos de 2º e 3º anos do ensino médio e profissional e procura desenvolver a vocação científica destes alunos e ampliar sua formação com a participação em ambientes universitários de pesquisa.
Os programas de Bolsas de Iniciação Científica da UEMG - PIBICs/UEMG – são:
PIBIC/UEMG/FAPEMIG;
PIBI/UEMG/CNPq;
PIBIC/UEMG/ESTADUAL e
PIBIC/UEMG/Júnior.
|