O Programa Ciência sem Fronteiras, lançado no dia 26 de julho de 2011, é um programa do Governo Federal que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de um esforço conjunto do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e das Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.
São publicados editais pela Capes e pelo CNPq com especificidades quanto à área prioritária, às instituições de destino e aos critérios para seleção do estudante.
Os estudantes selecionados ganham bolsas e passagens para realização de suas atividades no exterior, que podem ter a duração de 06 (seis) a 12 (doze) meses. Para bolsas concedidas por prazo inferior a 12 meses, existe a possibilidade de solicitação de extensão do prazo.
Como já previsto no Programa Ciência sem Fronteiras e na Resolução COEPE/UEMG Nº115/2011, a UEMG se propõe, mediante avaliação prévia pelos Colegiados de Curso, a validar os créditos referentes às atividades acadêmicas realizadas no exterior pelos alunos bolsistas do Programa, computando-os para fins de integralização curricular, de modo a não haver prejuízo em relação à vida acadêmica do aluno após seu retorno ao Brasil. Recomenda-se que o coordenador de curso acompanhe o estudante na elaboração de seu Plano de estudos, para o período de duração de bolsa e eventual extensão.
Condições e procedimentos para concessão das bolsas:
Os editais, as modalidades de auxílio concedidas, formas de liberação das parcelas, áreas prioritárias, exigências para participação no programa e Universidades de destino estão disponíveis no site http://www.cienciasemfronteiras.gov.br.
O estudante deve estar atento às exigências de cada uma das agências, à documentação necessária, ao valor dos auxílios concedidos e à forma prevista para deliberação dos mesmos.
Para viabilizar a solicitação de bolsas pelos estudantes, encontram-se disponíveis no site da UEMG:
- O passo a passo para solicitação de bolsas;
- A relação de documentos necessários para solicitação inicial da bolsa e eventual extensão da mesma;
- O Formulário 01 - Plano de Estudos, que é parte da documentação a ser fornecida quando da solicitação da bolsa ao CNPq. Esse plano deve ser estabelecido em acordo com a Instituição de destino, de forma a garantir a realização das disciplinas/atividades programadas, para seu máximo aproveitamento quando do retorno ao curso de origem e terá que ser aprovado previamente pelo colegiado de Curso;
Formulário1_Rotina_AceitaçãoCréditosIntercâmbio - DOC(42Kb)
- O Formulário 02 - Solicitação de Extensão de período de Bolsa no Programa Ciência sem Fronteiras- Graduação Sanduíche. Essa extensão pode ser solicitada apenas nos casos em que a bolsa original tenha duração inferior a Um ano, e desde que a duração total não ultrapasse 12 meses. Deve ser preenchido pelo coordenador ou correlato da Instituição de destino no exterior, conter o aceite formal da Instituição e as taxas e condições previstas. A solicitação deverá ser formulada antes do vencimento da bolsa e com tempo suficiente para tramitação na UEMG e no órgão de fomento inicial (CNPQ ou CAPES), que dará a palavra final.Após preenchimento e assinatura, o formulário deverá ser encaminhado pelo estudante, por meio eletrônico, ao Coordenador de seu curso de graduação na UEMG, acompanhado do formulário 03, que será preenchido pelo Coordenador. O documento original deverá ser postado para:
Formulário2_AvaliaçãoInstituiçãodeDestino - DOC(732Kb)
Universidade do Estado de Minas Gerais- UEMG
Assessoria de Intercâmbio e Cooperação Interinstitucional
A/C: Danielly Tolentino
Rodovia Prefeito Américo Giannetti, S/Nº- Ed. Minas- 8º andar
Cep: 31630-900- Belo Horizonte- MG
O Formulário 03 - Solicitação do pedido de extensão de participação no Programa Ciência sem Fronteiras- Graduação Sanduíche. Deve ser preenchido pelo Coordenador de Curso da UEMG. A análise da proposta de extensão deve ser avaliada pelo coordenador de curso, no prazo de 05 (cinco) dias úteis, considerando o mérito da proposta e os termos da Resolução COEPE/UEMG 115/2011. O formulário preenchido deverá ser encaminhado, juntamente com o Formulário 02- Solicitação de extensão de participação no Programa Ciência sem Fronteiras- Graduação Sanduíche, para o e-mail: internacional@uemg.br.
Formulário3_AvaliaçãoUEMGPedidodeExtensão - DOC(733Kb)
|