O Plano de Gestão é resultado do Seminário de Planejamento Estratégico Situacional com a participação de 29 pessoas da administração superior e representantes dos servidores técnico-administrativos. Esse grupo reuniu-se durante três dias, realizando intenso trabalho de identificação dos principais problemas e deficiências, mas também de elaboração de propostas para o futuro. As ideias assim coletadas foram posteriormente refinadas em diversas reuniões subsequentes com os interessados. O evento aconteceu em setembro de 2010.
Mais que um plano de ação, apresentam-se aqui ideias, valores, convicções e entendimentos do que deve ser uma universidade multicampi. Temos certeza de que as condições necessárias ao cumprimento das ações propostas - seja em termos de vontade e esforço próprios, seja em
termos de apoio e colaboração - não nos faltarão.
O seminário teve início com a definição do “cenário” no qual se insere a instituição, ou seja, com o levantamento dos elementos importantes na cena política, econômica e social que afetam, positiva ou negativamente, a atuação da UEMG.
A análise do passado revelou que esta Universidade ainda carece de maior apoio nos âmbitos político, econômico e social do Estado. Em consequência disso, tem encontrado dificuldades para alcançar seus objetivos, principalmente no que se refere ao quadro de pessoal docente e técnico-administrativo, às instalações físicas e aos recursos orçamentários.
Outra grande dificuldade refere-se ao regime administrativo, considerando que a UEMG está sujeita às regras gerais de funcionamento do Estado, sem as especificidades de uma instituição pública de ensino superior.
Mapa Situacional
Arquivos
|