1- Qual é a data para as inscrições do vestibular da Uemg?
R: Todas as informações referentes ao vestibular da Uemg estão disponíveis no nosso site. Nele estão relacionadas as obras literárias indicadas, o valor de inscrição, as datas de inscrição e das provas, os cursos disponíveis e todas as informações complementares.
2 – A Uemg isenta candidatos carentes que não têm condições de pagar a inscrição?
R: A Universidade ainda não possui esse tipo de isenção no seu sistema. A Uemg está se estruturando para cumprir a Lei 15.150 promulgada em 01-06-2004, para cumprir o dispositivo do artigo 4º, que determina que as universidades públicas fixem uma cota de inscrições gratuitas para o vestibular, destinadas aos candidatos que comprovarem situação de carência financeira.
3- A nova lei que determina o sistema de reserva de cotas será adotado pela Universidade?
R: A Lei 15259 promulgada em julho de 2004 determina que 45% das vagas da universidade devem ser destinadas aos alunos afro-descendentes carentes, egressos de escola pública carentes, portadores de deficiência física e indígenas. A Uemg tem a intenção de cumprir a determinação a partir do próximo vestibular. A reserva de cotas será adotada nas quatro unidades da Uemg na Capital: Design, Guignard, Escola de Música e Faculdade de Educação.
4- As Fundações do interior também adotarão o sistema de reserva de cotas?
R:. As nove Fundações agregadas não adotarão o sistema de inclusão social porque essas unidades continuam mantendo sua autonomia administrativa e financeira.
5 – Como transfiro a matrícula da minha faculdade atual para a Uemg?
R: A Uemg, de acordo com o calendário, no limite de vagas existentes, poderá aceitar transferências de alunos submetidos a processo seletivo prévio, provenientes de cursos idênticos ou equivalentes aos seus, mantidos por estabelecimentos de ensino superior, nacionais ou estrangeiros, feitas as necessárias adaptações curriculares em cada caso. Ao pedido de transferência, dirigido ao Diretor da Unidade e protocolado na Secretaria da unidade, em tempo hábil, devem ser anexados com os seguintes documentos:
I -- Guia de Transferência fornecida pela Secretaria da unidade;
II -- Histórico Escolar, inclusive do ensino médio ou de estudos equivalentes;
III - Programas das disciplinas por ele cursadas no estabelecimento de origem, com indicação do número de créditos e número de pontos obtidos em cada disciplina.
6- Qual é o procedimento para efetuar uma transferência entre cursos da própria Uemg?
R: O procedimento é o mesmo citado acima.
7 – Existe algum tipo de auxílio da Universidade para alunos do interior, por exemplo alojamento?
R: A Universidade não possui esse tipo de auxílio a alunos carentes ou que sejam oriundos de outras cidades que não seja a capital. A instituição busca, no entanto, democratizar o seu ensino através do oferecimento de cursos nos três turnos (manhã, tarde e noite), além de oferecer atividades extra curriculares que contribuem para o crescimento pessoal e profissional
8 –A Uemg cobra mensalidade ou taxa semestral pelos cursos de graduação?
R: Não existe qualquer cobrança de mensalidade nem matrícula nos cursos de graduação do Campus BH , e das unidades públicas do interior de Minas Gerais, pois a Universidade é pública e se mantêm com recursos do Estado.
9 – Hoje as unidades do campus BH estão situadas em pontos diferentes da cidade. Existe algum projeto para a construção de um campus unificado?
R: Existe o projeto para a construção do campus da Uemg na Av.José Cândido da Silveira no Bairro União. Lá serão edificados os prédios da Reitoria e das quatro unidades, além de áreas de conveniência, cultura e entretenimento.
10 – Vocês disponibilizam a grade dos cursos de graduação?
R: Atualmente não há como disponibilizar a grade dos cursos pela internet, mas o aluno pode solicitar o conteúdo dos cursos diretamente na unidade competente. Futuramente, as disciplinas constarão no Portal da Universidade.
|