A Editora da Universidade do Estado de Minas Gerais, EdUEMG, foi criada em julho de 2008 com o objetivo de apoiar o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, editando, promovendo e divulgando a produção científica, artística e literária da comunidade universitária.
Seu propósito é publicar títulos para fomentar a produção científica nas áreas mais estratégicas e relevantes para a Universidade. A EdUEMG não se restringe a editar obras de pesquisa e extensão da própria Universidade, mas também obras de autores nacionais e estrangeiros que se articulem com a produção acadêmica da instituição.
O primeiro trabalho da EdUEMG foi a revista “Mal-estar e sociedade”, publicação multidisciplinar, elaborada pelo núcleo de pesquisa “Educação: subjetividade e sociedade” da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG Barbacena. Lançada no final de 2008, a revista demonstrou o forte diferencial da EdUEMG, que surgiu com o propósito de difundir novas idéias. A publicação demonstra o cuidado da editora com o conteúdo e a técnica e sua aposta no desenvolvimento de um projeto editorial e de um design gráfico diferenciados, seguindo a tendência do moderno mercado editorial acadêmico brasileiro.
Entre suas outras atribuições, a editora se propõe a estabelecer articulações e parcerias com entidades, governos e instituições nacionais e internacionais congêneres.
Localizada na UEMG – Campus Barbacena, a EdUEMG está vinculada diretamente à Reitoria da Universidade e funciona de acordo com um regulamento interno. O corpo editorial tem o reitor(a) como presidente e dez professores desta e de outras instituições de Ensino Superior – representando a diversidade intelectual e de opinião existentes em uma democracia.
Sítio: eduemg.uemg.br
|