1 - Por onde devo começar para fazer o intercâmbio?
Para se candidatar a qualquer programa de intercâmbio com instituição conveniada com a UEMG, primeiramente é necessário atender aos seguintes critérios de elegibilidade da Universidade:
- Estar regularmente matriculado;
- Ter integralizado no mínimo 40% (quarenta por cento) dos créditos totais de seu curso e, no máximo, 80% (oitenta por cento);
- Apresentar bom rendimento escolar nos 03 (três) semestres letivos anteriores à inscrição para o intercâmbio, a critério do Colegiado do Curso;
- Comprovar quitação das mensalidades e de débitos junto à biblioteca da sua unidade por meio de “Nada Consta” expedido pela Secretaria da Escola e/ou pela Biblioteca;
- Não ter infringido normas disciplinares nos últimos três semestres;
- Apresentar carta de aceite da Instituição anfitriã*;
- Demonstrar que possui toda a documentação exigida pelas legislações brasileiras e do país anfitrião, para fins de trânsito e de estada internacionais*;
- Apresentar plano de atividades acadêmicas, previamente aprovado pelo Colegiado de Curso, com a indicação das disciplinas, programas e cargas horárias a serem cumpridos na Instituição anfitriã*;
- Demonstrar suficiente domínio da língua oficial do país anfitrião, conforme as exigências da Universidade de destino (na falta de exigências por parte do país e/ou Universidade anfitriã, o aluno deverá comprovar proficiência mediante apresentação de certificado expedido por instituição reconhecida, a critério do Colegiado do Curso).
Para saber mais a respeito das normativas de intercâmbio acadêmico da UEMG, conferir a Resolução CEPE/UEMG Nº 20/2001 que se encontra na aba “Normativas da UEMG”.
Atendendo aos critérios de elegibilidade da UEMG, o próximo passo é enviar a documentação comprobatória em anexo para o e-mail da ARI internacional@uemg.br (declaração de matrícula e histórico acadêmico, disponíveis no Web Giz + “Nada Consta” da Biblioteca) reportando interesse em realizar intercâmbio.
Caso você se enquadre nos requisitos de candidatura da UEMG, daremos auxílio na continuidade do processo e eventuais dúvidas.
2 - Uma vez que o aluno está apto para fazer o intercâmbio, qual é o próximo passo?
O aluno deverá escolher uma das instituições internacionais conveniadas com a UEMG e em seguida se informar sobre o processo de seleção da mesma, entrando no site da Universidade e verificando os cursos/áreas compatíveis com seu curso, os prazos de candidatura e a documentação exigida.
3 - Após verificar a compatibilidade entre o curso a ser realizado na universidade de destino e o curso do Brasil, o que devo fazer?
Você deve entrar em contato com a Assessoria de Relações Internacionais da UEMG pelo e-mail internacional@uemg.brreportando seu interesse em realizar o intercâmbio para a Universidade escolhida. Caso a instituição de destino requeira a assinatura de algum formulário, favor solicitar ao Coordenador de Curso e à Assessoria de Relações Internacionais.
4 - O convênio com a UEMG isenta o aluno de fazer o processo de seleção?
Não. O convênio da UEMG com as Universidades do exterior viabiliza a mobilidade acadêmica entre as universidades. Isto não isenta o aluno de verificar o cronograma e os critérios para participar dos processos de seleção da universidade de destino.
5 - UEMG oferece bolsa de estudos para intercâmbio?
Não. Algumas universidades estrangeiras podem dar descontos nas taxas de mensalidade do curso pretendido e solicitam que o aluno pague taxas administrativas para emissão de documentos, confecção de carteira de estudante, histórico escolar, etc. O estudante deve arcar com os custos de transporte, hospedagem e alimentação, exceto no caso de edital que ofereça bolsa ou auxílio para mobilidade acadêmica.
*Requisitos que devem ser cumpridos em momento oportuno.
|