|
UNIDADE EM FOCO - UEMG Leopoldina | Contação é peça-chave de projeto para a difusão da literatura
18/10/2017
“A literatura nos coloca em outros lugares, em outros tempos, junto de outras pessoas. Vivemos por meio dela aquilo que é a multiplicidade da vida”, já disse uma vez, em entrevista, Mário Sérgio Cortella. Autor da definição, o renomado filósofo é também – ao lado de Monteiro Lobato, Ruth Rocha, Bia Bedran, dentre outros – um dos nomes utilizados como referência no curso ‘Oficinas de contação de história para acadêmicos e profissionais de educação: o lúdico a favor da formação do leitor crítico’, promovido desde o final do primeiro semestre pela UEMG Unidade Leopoldina.
Com reuniões todas as quintas-feiras e cerca de 50 cursistas, a atividade foi organizada em três módulos. Após o primeiro, teórico, e o segundo, que compreendeu encontros com contadores para abordar por meio do debate e de dinâmicas as metodologias de contação de histórias, atualmente, o curso está em uma etapa de organização de oficinas em creches, escolas e casas de passagem de Leopoldina. A previsão é que, a partir deste mês de outubro, os cursistas se apresentem em pelo menos 10 instituições do município, alcançando mais de 500 crianças até dezembro.
Fundamentação teórica |
O curso foi organizado com base nos autores Celso Sisto, que valoriza o texto oral como estimulante para as ideias; José Morais, que demonstra como ocorre o processo da leitura e defende mudanças no cenário da educação brasileira; Edvânia Rodrigues, que problematiza a contribuição de histórias para o desenvolvimento do educando; Betty Coelho, que descreve sua vasta experiência como contadora de histórias; Bia Bedran, que discorre sobre narrativas orais e seus encantamentos; além de Rildo Cosson, que fala sobre o prazer da literatura e como utillizá-la no ensino. |
Segundo a mestre e docente na Unidade Leopoldina, Anicézia Romanhol (de pé, na primeira foto), que coordena o Subprojeto local de Pedagogia do PIBID/UEMG e idealizou o curso – coordenando-o juntamente com a professora Elizabete Ramalho e a estudante bolsista Maria Clara Curcio –, um dos objetivos da formação é tornar seus participantes aptos a desenvolver projetos voltados à competência leitora de alunos da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, inclusive na articulação com temas transversais (exemplos na lista abaixo): “O contador, que também é professor, deverá estabelecer diálogo entre o texto e a vida cotidiana dos discentes e da comunidade. A ideia é estimular a oralidade e a escuta do público, estimulando-os a expressarem seus pontos de vista sobre a temática abordada, ampliando-lhes, assim, as habilidades de interpretação textual, a partir da observação, comparação, associação e análise. Nessa perspectiva, o aluno atua, pensa, e o professor é um mediador”.
‘Conto Sonoro’
Esse é o nome do grupo cuja manutenção em atividade é outro propósito do curso, em andamento. Criado em 2016, com o apoio da Fadecit, o coletivo vinculado à UEMG Unidade Leopoldina estuda livros literários e seus autores brasileiros e estrangeiros bem como metodologias de contação de histórias, incluindo recursos de dramatização, uso de projetor multimídia, fantoches e música, além de organizar oficinas e levá-las a escolas da rede pública de Leopoldina e região, para incentivar o gosto pela leitura literária.
Obra |
Autoria |
Temáticas |
O menino marrom |
Ziraldo |
Diversidade racial; amizade |
História de amor |
Regina Coeli Rennó |
Amor; traição; arrependimento; perdão |
Eugênio, o gênio |
Ruth Rocha |
Intransigência; inflexibilidade; problemas de convivência; passividade dos pais com os filhos |
No tempo em que a televisão mandava no Carlinhos... |
Ruth Rocha |
Influência das propagandas; bullying; estereotipação da beleza; uso inadequado e exagerado dos meios de comunicação de massa |
O Campo Santo |
Bia Bedran |
Teimosia; ausência de prudência; inconsequências; humor |
O menino e lambreta |
Maria de Lourdes Abreu |
Minorias; preconceito; sonhos; medos |
Outros contos africanos |
Rogério Andrade Barbosa |
Multiculturalismo; africanidade |
Engasgada até o papo |
Anicézia Romanhol Bette |
Valorização da alimentação saudável; boas maneiras; humor |
A cidade do casamento |
Rennata Barbosa |
Respeito à mulher; gentileza; valorização da poesia |
Fábulas |
Monteiro Lobato |
Sagacidade; sabedoria; perseverança |
A verdadeira história dos três porquinhos |
Jon Scieszka |
Análise do discurso; sensacionalismo jornalístico;
alteridade |
* Histórias e temas trabalhados no 2º módulo do curso
Mais informações:
(32) 3441-9003 – procurar pela professora Anicézia
Site – facebook.com/contosonoro
LEOPOLDINA
|