UFMA e Seduc assinam termo que possibilita alunos viajarem à Cabo Verde, na África
05/10/2017
Com informações da UFMA
SÃO LUÍS – Foi realizada na noite de quarta-feira, 4, a cerimônia de assinatura de um termo de Cooperação Técnico-Científica entre a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros, e a Secretaria de Educação do Estado do Maranhão (Seduc). O convênio tem por objetivo discutir políticas antirracistas na sociedade, além de promover a igualdade racial no estado.
A pró-reitora de Ensino da UFMA, Dourivan Câmara, representou a reitora Nair Portela na cerimônia. “O convênio irá possibilitar aos alunos uma experiência de formação diferenciada, pois irão conhecer in loco a cultura do povo africano. Além da sua própria formação, os alunos também irão contribuir para a formação de outros professores e colegas. Isso é muito importante para a nossa universidade”, disse.
A professora Kátia Régis é coordenadora da Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros e contou como se deu o processo para a efetivação do convênio: “A ideia surgiu coletivamente e era uma meta desde o início da Licenciatura, pioneira no país. Elaboramos o projeto e conversamos com a nossa reitora Nair Portela, que apoiou a nossa iniciativa de forma imediata. Esse convênio é histórico”.
O convênio é uma parceria entre a UFMA e Seduc e possibilita que uma delegação de 104 integrantes, entre discentes, docentes e técnico-administrativos, realize trabalho de campo durante duas semanas, na cidade de Praia, capital de Cabo Verde, no continente africano, no ano de 2018. Em seguida, será ministrada uma formação continuada de professores da rede estadual de ensino.
“O convênio é de fundamental importância para a educação no estado do Maranhão. Isso é muito importante para nós porque, no retorno desses professores e estudantes, eles irão fazer justamente a formação para a nossa rede. O que eles irão aprender lá, em trabalho de campo, será repassado na educação do estado. Todos saem ganhando: A Universidade e o estado do Maranhão”, disse o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, com entusiasmo.
ASSESSORIA DE COMUNICACAO SOCIAL
|