Artigo de professores da UEMG Divinópolis e Frutal está entre os 10% mais citados em revista internacional
29/08/2017
Assessoria de Comunicação – UEMG Unidade Divinópolis
O artigo Dung Beetle Community and Functions along a Habitat-Disturbance Gradient in the Amazon: A Rapid Assessment of Ecological Functions Associated to Biodiversity, escrito pelo professor Rodrigo Fagundes Braga e com coautoria da professora Vanesca Korasaki, que lecionam, respectivamente, nas unidades da UEMG em Divinópolis e Frutal, está entre os 10% mais citados pela revista internacional Plos One, editada pela Public Library of Science, de San Francisco (Califórnia), nos Estados Unidos. A informação foi divulgada na página da própria publicação, congratulando os autores do artigo. Além da quantidade de citações dos artigos, a revista avalia o número de visualizações das publicações.
O fator de impacto Qualis-Periódicos da revista, que publica pesquisas na área de Biotecnologia, é A1, considerado o mais elevado de acordo com o sistema de classificação de produção científica da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) referente aos artigos publicados em periódicos científicos.
Segundo o professor Rodrigo, a pesquisa apresentada no artigo, publicado em fevereiro de 2013 na revista, busca mostrar como o sistema de uso de solo na Amazônia afeta a comunidade e as funções ecossistêmicas desempenhadas pelo besouro rola-bosta. “Para se chegar às conclusões, foi criada uma nova metodologia capaz de avaliar tanto a comunidade como as funções ecossistêmicas desempenhadas pelos besouros”, ressaltou.
Foto: Elvis Gomes | Assessoria de Comunicação – UEMG Unidade Divinópolis
O professor e pesquisador Rodrigo Fagundes Braga, da UEMG Unidade Divinópolis
O professor Rodrigo é graduado em Ciências Biológicas (bacharelado) pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e mestre em Entomologia e doutor em Ecologia Aplicada pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), com estágio sanduíche no Centro de Investigaciones en Ecosistemas de la Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), e pós-doutor pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e UFLA. É vice-diretor acadêmico da UEMG Unidade Divinópolis, onde leciona nos cursos de Ciências Biológicas e Engenharia Civil, e professor convidado da UFLA.
Já a professora Vanesca é graduada em Agronomia e mestre em Entomologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e doutora em Entomologia pela UFLA, onde realizou, também, pós-doutorado em Ecologia Aplicada. É professora da UEMG Unidade Frutal, onde leciona nos cursos de Administração, Geografia e Tecnologia em Produção Sucroalcooleira.
O artigo foi elaborado em coautoria com os pesquisadores Ellen Andresen, do Centro de Investigaciones em Ecosistemas da UNAM – Campus Morelia (Michoacán), no México, e Julio Louzada, da UFLA.
Clique aqui e confira o artigo
Borboletas
A revista Plos One publicou também, em junho deste ano, outro artigo do qual o professor Rodrigo é coautor: “Diversity of fruit-feeding butterflies in a mountaintop archipelago of rainforest”.
Segundo o professor, a pesquisa apresentada no artigo foi desenvolvida na Serra do Cipó, em Minas Gerais, e objetiva entender como os padrões em ilhas naturais são importantes na distribuição de borboletas frugívoras e como estes padrões podem ser usados na conservação das espécies, utilizando as borboletas como modelo.
O artigo foi elaborado em coautoria com os pesquisadores Geanne Carla Novais Pereira, da UFMG; Marcel Serra Coelho, da UFMG e da Universidade Estadual Paulista (Unesp) – Campus de Rio Claro; Marina do Vale Beirão, da UFMG e da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); e Geraldo Wilson Fernandes, da UFMG.
Clique aqui e confira o artigo
DIVINÓPOLIS
|