UEMG protocola pedido de autorização para nomeação de 464 professores de Educação Superior
24/08/2017
Após recebimento de parecer favorável da Advocacia Geral do Estado – AGE, a Universidade do Estado de Minas Gerais protocolou, nesta data, pedido de autorização para nomeação de 464 professores que foram aprovados no concurso público regido pelo Edital SEPLAG/UEMG nº 008/2014. Este quantitativo representa 90% das vagas ofertadas no referido certame.
Como é sabido, ao Estado de Minas Gerais tem sido imposta algumas vedações pela Lei de Responsabilidade Fiscal, que impedem o crescimento da despesa com pessoal. Diante deste cenário, para que a UEMG pudesse solicitar as nomeações, foi necessário um mapeamento de pelo menos o mesmo quantitativo de professores designados que seriam dispensados, sendo que ao final não poderia haver incremento da despesa de pessoal na Universidade.
Depois de grande esforço das Unidades, que tiveram vagas ofertadas no concurso, foi possível identificar 497 docentes designados que serão substituídos pelos professores nomeados. Com este número de professores, a demanda encaminhada à Câmara de Orçamento e Finanças – COF – apresentou uma redução de R$ 795,38, ou seja, o somatório da remuneração dos professores que serão nomeados será inferior ao somatório da remuneração dos professores que serão dispensados.
Com isto, a Universidade atendeu às duas prerrogativas exigidas para análise do pleito: não haverá aumento do número de docentes; e não haverá aumento da despesa com pessoal.
A partir de agora, esperamos ansiosos pela aprovação da COF, para que as nomeações possam ser publicadas pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão – SEPLAG, o mais breve possível.
Este será um fato histórico na Universidade, que conta, hoje, com um quadro docente de apenas 125 professores efetivos. Após as nomeações teremos um total de 589 professores concursados, o que representa quase 4 vezes mais o quantitativo atual.
A UEMG vem há muitos anos buscando a ampliação do seu quadro de professores efetivos, pois acredita ser este um dos pilares para a “consolidação de uma universidade multicampi, com excelência acadêmica e capacidade de contribuir para a promoção de processos de desenvolvimento regionais, tendo como princípio orientador a construção da Unidade na Diversidade”.
REITORIA
|