Ministério premia alternativas ao uso de animais em pesquisas científicas
10/08/2017
Fonte: Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação
Estudantes de pós-graduação e profissionais com atuação em métodos alternativos à experimentação animal em atividades de pesquisa e ensino podem se inscrever no "Prêmio MCTIC de Métodos Alternativos". Iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, a premiação tem por objetivo revelar talentos e impulsionar a pesquisa científica, o desenvolvimento tecnológico e a inovação na área de experimentação animal.
"A ideia é premiar os expoentes na área e, também, buscar novas abordagens, tecnologias ou metodologias com vistas à incorporação na Rede Nacional de Métodos Alternativos [Renama]", afirma o coordenador-geral de Saúde e Biotecnologia, Luiz Henrique Mourão do Canto Pereira.
Dividido em duas categorias – Produção Acadêmica e Desenvolvimento Tecnológico & Inovação, o prêmio vai conceder R$ 15 mil ao primeiro lugar de cada categoria. Todas as propostas devem estar alinhadas ao princípio dos 3Rs (Redução, Refinamento ou Substituição, na sigla em inglês) para o desenvolvimento tecnológico e a inovação.
"Não podemos falar que os métodos alternativos irão substituir toda a experimentação animal neste momento, longe disso. A ideia é promover a redução no uso e valorizar o esforço para uma utilização mais racional dos animais em pesquisas e, sempre que possível, adotar a substituição", explica Luiz Henrique.
Modelo
Segundo o coordenador de Saúde e Biotecnologia do MCTIC, o modelo brasileiro de atuação em rede, por meio da Renama, tem servido de inspiração para outros países. "Apenas como exemplo, a União Europeia, recentemente, seguiu este modelo por meio da estruturação da Rede de Laboratórios da União Europeia para a Validação de Métodos Alternativos. Até então, eles não tinham um grande centro de validação e, a partir da cooperação do Brasil, os europeus conheceram o nosso modelo de operação em rede, acharam por bem fazer o mesmo e o adotaram. Isto mostra o papel de protagonismo do Brasil na área, servindo de inspiração para outros países", ressalta.
As inscrições para o "Prêmio MCTIC de Métodos Alternativos" podem ser feitas até o dia 20 de outubro pela página da Renama, onde também estão disponíveis o regulamento e outras informações. Esta iniciativa do MCTIC tem o apoio institucional do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), cooperação da Representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco no Brasil), e patrocínio do Grupo Boticário.
Clique aqui para acessar o regulamento.
Leia mais em: http://www.mcti.gov.br/noticia/-/asset_publisher/epbV0pr6eIS0/content/mctic-lanca-premio-para-metodos-alternativos-ao-uso-de-animais-em-atividades-de-pesquisa;jsessionid=A1A80163F977316F2BD1E4C8CD66933D.rima
NUCLEO DE INOVACAO TECNOLOGICA
|