Pró-reitora apresenta UEMG para estudantes secundaristas em evento da Sedese
03/07/2017
A Pró-reitora de Ensino da UEMG, professora Elizabeth Munaier, esteve presente na manhã desta segunda-feira (3 de julho) ao Debate sobre Carreiras, Cidadania e Direitos Humanos, promovido pela Sedese/MG (Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social) com estudantes secundaristas da capital. O objetivo do encontro foi apresentar aos futuros universitários algumas carreiras no serviço público, como Agente Penitenciário, na Polícia Militar e no Exército e oportunidades de formação, como os cursos gratuitos oferecidos pela UEMG.
Os representantes do estado apresentaram os órgãos e respectivas carreiras, em um trabalho de aproximação e sensibilização dos jovens presentes, que puderam direcionar diversas perguntas aos presentes para sanar dúvidas sobre requisitos para ingresso, exigências para aplicação aos cargos, ou mesmo questionar a eficiência da atuação desses entes públicos junto ao cidadão mineiro. Apresentaram-se representantes das secretarias de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania - SEDPAC; Secretaria de Estado de Administração Prisional - SEAP, entre outras.
A pró-reitora da UEMG apresentou a Universidade aos presentes, demonstrou cursos, vagas e cidades nas quais a Universidade se faz presente e relatou a surpresa dos presentes a conhecer a abrangência e dimensão da Universidade em todo o estado. "O evento foi importante para disseminar o nome da Universidade junto a seu público de maior interesse", comentou.
Ela ainda ligou sua fala a dos representantes da SEDPAC, afirmando a relevância do papel exercido pela Academia na disseminação dos valores dos direitos humanos na formação de seus estudantes. Elizabeth exemplificou a interação entre escola-comunidade-universidade com um projeto realizado pela UEMG em Ibirité, a partir do qual trabalha os valores de cidadania e direitos humanos ouvindo os próprios estudantes. Entre os produtos gerados pelo trabalho estão pequenos livros e histórias em quadrinhos escritos em parceria, que se encontram agora em desenvolvimento pela Escola de Design da UEMG, esta em Belo Horizonte.
A pró-reitora afirma que tratam de temáticas presentes o Estatuto da Criança e do Adolescente, a violência na escola, a violência doméstica. "Os projetos que a Universidade desenvolve nessa área complementam as ações já desenvolvidas pelo Estado e é uma forma a mais que o estado tem de se aproximar. Os direitos humanos perpassam a formação e ela acontece na escola e é um processo", afirma.
ASSESSORIA DE COMUNICACAO SOCIAL
|