Curso de Engenharia de Produção UEMG Passos utiliza novas ferramentas metodológicas para controle de mercado
24/06/2017
Assessoria de Comunicação Institucional UEMG Unidade Passos
A disciplina de Gestão de Conhecimento e Inovação, ministrada pelo Prof. Dr. João Paulo Leonardo de Oliveira, possibilitou aos alunos do 9º período do curso de Engenharia de Produção da UEMG Unidade Passos aprenderem e compreenderem conceitos utilizados atualmente para o desenvolvimento de ideias e propagação de informações nos mais diversos meios empresariais.
Para que estes conceitos fossem estudados foram necessárias duas ferramentas metodológicas: Canvas e Design Thinking. A primeira auxilia no processo de sistematização e organização das ideias, de forma bastante lógica, visual, direcionada e rápida, fornecendo o modelo do negócio que se pretende desenvolver. Já a segunda possibilita desenvolver experiências de consumo desejadas pelos consumidores, permitindo conhecer perfis e utilizar informações de modo mais acessível e eficiente.
De acordo com o Prof. Dr. João Paulo Leonardo de Oliveira, a atividade prática utilizando a metodologia Canvas “mostrou aos alunos alguns importantes elementos do processo de inovação com os quais as empresas e profissionais se deparam, como utilização de recursos, busca de parcerias, orçamento, relação com os consumidores etc". Quanto à atividade utilizando a ferramenta Design Thinking, foram trabalhados fatores contidos no processo de inovação, “como a identificação de necessidades dos consumidores, geração/prospecção/escolha de ideias, criação de protótipos e transformação deste em uma inovação bem - sucedida”.
Acerca da realização de atividades práticas, o coordenador e discente do Curso de Engenharia de Produção da UEMG Unidade Passos, Prof. José da Silva Ferreira Junior, enfatiza que mesmo que algumas atividades sejam abordadas de forma rápida, sempre geram grande interesse dos alunos e trazem boas contribuições para o conhecimento acadêmico e profissional dos mesmos.
PASSOS
|