Minas Gerais sedia Fórum Políticas Culturais em Debate, com especialistas de todo o país
22/05/2017
De 24 e 27 de maio Minas Gerais sedia o Fórum Políticas Culturais em Debate. É a primeira vez que o evento acontece fora da Europa. Especialistas renomados do Brasil e da França estarão presentes, envolvidos em inúmeras mesas-redondas e grupos de trabalho nos espaços do Circuito Cultural da Praça da Liberdade.
Ao final de quatro dias do evento, a criação de uma plataforma será anunciada, cuja meta é contribuir para a estruturação e continuidade das políticas culturais públicas e privadas no Brasil, bem como seus desafios e rumos na atualidade e nas próximas décadas. Embora as vagas estejam esgotadas, o interessado poderá acompanhar as transmissões realizadas via internet (www.forumpoliticasculturais.mg.gov.br)
Entre os especialistas que chegam da França, constam Jean-Pierre Saez, diretor do Observatório de Políticas Culturais (Grenoble); Lionel Arnaud, professor de sociologia na Universidade Paul Sabatier (Toulouse 3); o economista e professor da Universidade de Angers (França), Dominique Sagot-Duvauroux. Na comitiva que representa o Ministério da Cultura e da Comunicação francês estarão presentes ainda Bertrand Munin, subdiretor da difusão artística e dos públicos na Direção Geral da Criação Artística (DGCA); o pesquisador em socioeconomia da cultura Jean-Michel Guy. Katherine Watson (Canadá, Finlândia), Diretora da Fundação Cultural Europeia (ECF), é outro dos inúmeros destaques. Igualmente notável é a lista de nomes brasileiros, que exibe, entre outros especialistas, o ensaísta Francisco Bosco; Teixeira Coelho, professor titular da Universidade de São Paulo; Juca Ferreira, ex-ministro da Cultura; Isaura Botelho, doutora em Ação Cultural pela Escola de Comunicações e Artes da USP.
O evento é promovido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Cultura; pelo Sesc MG; pelo Institut Français e pela Embaixada da França no Brasil. A coordenação geral é composta por Lucas Guimaraens (Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura), Francine Póvoa (Sesc em Minas) e Jean-Pascal Quilès (Embaixada da França).
REITORIA
|