Reitor da UEMG ministra palestra no Politecnico di Torino
28/04/2017
Na manhã desta sexta feira (28), o reitor da UEMG, prof. Dijon Moraes Júnior, proferiu a palestra intitulada "Eco, Kant e o Ornitorrinco - Os desafios do design na cultura global" - a uma privilegiada plateia composta por professores e estudantes do programa de pós-graduação, mestrado e doutorado em design, da Universidade Politecnico di Torino - POLITO (Itália). A Aula Magna ocorreu das 10h ao meio dia, seguida de debate sobre o tema apresentado.
A partir do ensaio de Umberto Eco 'Kant e o Ornitorrinco', Moraes discorreu sobre o atual surgimento de produtos híbridos e multifuncionais, que como o animal, aparentam algumas incoerências estéticas e de comunicação, por haver em um mesmo corpo: bico de pato, rabo de castor, pele de urso e patas de ganso, o que faz do ornitorrinco um animal sui generis e híbrido - ovíparo e mamífero ao mesmo tempo, e que vive tanto na água como em terra.
Traçando o paralelo entre o animal e os produtos híbridos produzidos na atualidade, Moraes indagou: "Seriam esses produtos, 'ornitorrincos', os modelos para o design contemporâneo, destinados à cultura global?". A reflexão proposta gerou grande interesse e debate por parte dos professores e estudantes, enriquecendo a exposição.
Após apresentar este mesmo tema em Cuba e no Brasil, Moraes identificou que há uma resposta imediata e igual, sempre que este questionamento é proposto. Segundo ele, há grande surpresa com as questões trazidas durante a apresentação e, como consequência, uma melhor reflexão sobre os desafios e cuidados a serem observados, quando os profissionais projetam e propoem produtos destinados ao uso nas diferentes culturas em um mundo globalizado.
A palestra ocorreu na Sala della Caccia do Castello del Valentino, antiga casa de campo da família Savoia - do período do reinado na Itália (foto 2) -, que hoje sedia a pós-graduação em arquitetura e design do Politecnico di Torino.
ASSESSORIA DE COMUNICACAO SOCIAL
|