O CAN fornece tratamento nutricional gratuito aos acadêmicos e funcionários da Unidade Passos, além da comunidade em geral. Os interessados podem agendar sua consulta espontaneamente ou por meio de encaminhamento médico. As consultas individuais são realizadas por acadêmicos do curso de Nutrição, sob a supervisão de professores. Diante do resultado do estado nutricional (principalmente com relação ao percentual de gordura corporal) são traçadas as estratégias nutricionais, considerando as necessidades e possibilidades de cada paciente/cliente. Todo tratamento é pautado na educação alimentar da família, de modo a promover a saúde e/ou auxiliar no tratamento de doenças.
Em 2016, foram atendidos 249 pacientes, com maior procura pelos tratamentos por indivíduos do sexo feminino, 88%. Com relação aos ciclos da vida, a maioria dos atendimentos continuou destinado aos adultos, 73%. Entre os que continuaram o acompanhamento nutricional, observou-se redução nas prevalências de sobrepeso (26%) e obesidade (22%), melhor controle glicêmico, da pressão arterial e perfil lipídico (triglicérides e colesterol), quando da presença de patologias, o que aponta eficácia da intervenção nutricional.
Além dos atendimentos e do NACO foram desenvolvidos projetos de pesquisa e extensão que envolveu acadêmicos dos cursos de Biomedicina e Nutrição. Os projetos nos quais o CAN deu suporte, em 2017, foram, “Avaliação do conhecimento em nutrição de ingressantes dos cursos de graduação da área da saúde e sua associação com o estado nutricional” (projeto de pesquisa), “Obesidade, hipertensão arterial, diabetes e dislipidemia: prevenção e/ou controle através da nutrição” (projeto de extensão) e “Parâmetros bioquímicos e estado nutricional de ingressantes dos cursos de graduação da área da saúde” (projeto de pesquisa). Todos também aprovados com bolsas de iniciação científica pelos programas PAPq e PAEx da UEMG.
De acordo com a coordenadora do Centro de Atendimento Nutricional (CAN) | UEMG - Unidade Passos, professora Jussara de Castro Almeida, ter hábitos alimentares saudável proporcional ao indivíduo uma melhor qualidade de vida. “Convidamos a população a aprender se alimentar de forma saudável e prevenir doenças”.
Segundo a estudante Natália Rosa Amaral, do 3º período do Curso de Nutrição, monitora do Centro de Atendimento (CAN), “a nova localização e estrutura irá proporcionar melhor acesso da população. Pretendemos ampliar o atendimento e fortalecer este trabalho junto à sociedade”.
De acordo com a estudante Marina Godinho, do 7º período do Curso de Nutrição, monitora do Laboratório de Técnica e Dietética, “o CAN proporciona a comunidade regional atendimento nutricional gratuito promovendo hábitos saudáveis”.