Estudantes do curso de Ciências Biológicas da Unidade Divinópolis visitam o Parque Nacional da Serra da Canastra
20/04/2017
Assessoria de Comunicação - UEMG Unidade Divinópolis
Nos dias 8 e 9 de abril, estudantes do 3º, 4º e 7º períodos do curso de Ciências Biológicas da Unidade Divinópolis visitaram o Parque Nacional da Serra da Canastra, em São Roque de Minas. A visita foi organizada pelos professores Mauro César Cruz, Graziela Fleury e Rodrigo Fagundes, com o apoio de Débora Lobato, Camila Mariângela Pacheco e Richardson Pontone, também professores da unidade, com atividades das disciplinas “Geoprocessamento”, “Botânica”, “Ecologia” e “Zoologia”.
Segundo informações da coordenadora e professora do curso de Ciências Biológicas Graziela Fleury, “o objetivo dessa atividade foi favorecer a interação disciplinar através de abordagens sobre temas socioculturais e ambientais relevantes para a compreensão crítica e reflexiva da relação da ocupação e das práticas humanas relacionadas ao meio ambiente”.
(Fotos: Arquivo Pessoal/Graziela Fleury - Coord. do Curso de Ciências Biológias - Unidade Divinópolis)
Entre as atividades de capacitação, durante a visita foram realizadas palestras e minicursos que abordaram técnicas de análises anatômicas em vegetais, coleta de microinvertebrados bioindicadores, georreferenciamento e documentação fotográfica, além de conceitos técnicos sobre preservação, flora, fauna e ecologia local, bem como sobre a estrutura e funcionamento de ecossistemas aquáticos.
Nos dois dias da visita, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o Parque Nacional da Serra da Canastra, agregando conhecimento histórico e socioambiental para além da sala de aula. “A nascente do rio São Francisco, as diversas fitofisionomias do Cerrado, bem como os aspectos ecológicos e culturais do Parque foram abordados, provocando a integração do estudante com temáticas e formas de pesquisa e ensino comuns da Biologia auxiliando desta forma a sua formação profissional”, explica Graziela.
Atividades como esta, complementam o aprendizado compartilhado em sala de aula, proporcionando aos estudantes o contato direto com outros profissionais da sua área de estudo, enriquecendo ainda mais a prática da profissão.
DIVINÓPOLIS
|