Projeto de pesquisa da UEMG Divinópolis estuda os distúrbios do sono na população do município
12/04/2017
Assessoria de Comunicação – UEMG Unidade Divinópolis
O início de 2017 foi bastante agitado para os integrantes do projeto de pesquisa “Distúrbios do sono em indivíduos assistidos nas Unidades Básicas de Saúde e no Programa de Saúde da Família no município de Divinópolis”, desenvolvido desde o ano passado pela UEMG Divinópolis, por meio do curso de Fisioterapia e do Núcleo de Saúde Coletiva da unidade. Diversas atividades já foram realizadas pelo projeto neste começo de ano.
Em comemoração ao Dia Mundial do Sono (17 de março), o projeto organizou, nos dias 16 e 17 de março, uma ação no saguão do bloco administrativo da unidade com o objetivo de sensibilizar a comunidade acadêmica para a importância da qualidade do sono. Na ocasião, além da apresentação de um vídeo sobre o tema, foram distribuídos panfletos aos alunos, professores e servidores da unidade. A ação integrou as atividades desenvolvidas durante o World Sleep Day (Dia Mundial do Sono), desenvolvido em 72 países pela Sociedade Mundial do Sono, com sede nos Estados Unidos. O “slogan” do evento deste ano foi “Dormir bem, fortalecer a vida”.
O projeto também participou do evento em comemoração ao Dia Mundial da Saúde (7 de abril), realizado no último sábado, na praça da Catedral, em Divinópolis, em parceria entre a UEMG Divinópolis, a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) – Campus Centro-Oeste Dona Lindu e a Secretaria Municipal de Saúde.
(Foto: André Camargos/Assessoria de Comunicação - UEMG Unidade Divinópolis)
A equipe do projeto
Conferência internacional
Outra importante atividade do projeto foi a apresentação do trabalho, em formato de “banner”, durante a conferência Sleep and Breathing, realizada entre os dias 6 e 8 de abril, em Marselha, na França. O evento foi organizado pela Sociedade Europeia Respiratória (ERS) e pela Sociedade Europeia de Pesquisa do Sono (ESRS).
Outras atividades
Em fevereiro, o projeto recebeu o aceite da revista internacional “Manual Therapy, Posturology & Rehabilitation Journal”, com sede em São Paulo (SP), para a publicação, na próxima edição, do artigo científico “Estudo observacional transversal dos distúrbios de sono em indivíduos assistidos nas UBSs e nos PSFs em Divinópolis, Brasil – Protocolo de estudo”, elaborado a partir das experiências desenvolvidas pela pesquisa.
No final do ano passado, o projeto recebeu o Prêmio de Estímulo ao Desenvolvimento de Projetos de Pesquisa 2016, concedido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UEMG. No total, 36 projetos da Universidade foram premiados, sendo quatro deles da UEMG Divinópolis.
Também em 2016, entre os dias 13 e 16 de setembro, o projeto foi apresentado, em forma de pôster, no 23º Congresso da ESRS, ocorrido em Bolonha, na Itália.
O projeto
Segundo o professor Newton Santos de Faria Júnior, coordenador do trabalho, o objetivo do projeto é estimar, por meio de pesquisa realizada nas UBSs e nos PSFs de Divinópolis, a prevalência dos distúrbios do sono na população do município. “O perfil sociodemográfico de uma amostra de indivíduos assistidos nos dois locais será caracterizado por meio de metodologias utilizadas para descrever a qualidade do sono”, ressaltou o professor.
A estudante bolsista Luisa Teixeira Pasqualotto, do 7º período de Fisioterapia da unidade, destacou a importância do projeto para sua formação profissional. “A participação neste projeto, além de melhorar o meu currículo, me ajudou a desenvolver conhecimentos para a realização do meu estágio e para a apresentação de diversos trabalhos”, comentou.
Também integram o projeto a estudante bolsista Cíntia Aparecida Santos, do 7º período do curso, e os alunos voluntários Jacqueline Alves e Marco Túlio Tavares Seixas, do 5º período, e Marcos Eugênio Mattos Rocha Faria, do 7º período.
A pesquisa, desenvolvida por meio de bolsas da UEMG e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), foi iniciada em março de 2016 e será finalizada em dezembro deste ano.
DIVINÓPOLIS
|