Convite irrecusável para quem aprecia Guignard
11/04/2017
Há algum tempo que as obras do artista plástico Alberto da Veiga Guignard se tornaram objeto de desejo entre colecionadores nacionais e internacionais. Talvez por isso, encontrar várias delas reunidas sob o mesmo teto e disponíveis gratuitamente para a visitação, transforma esse acontecimento em uma expedição de caça a tesouros.
Que expressam a linguagem da modernidade, enquanto captaram tempos idos, paisagens mineiras que o tempo celeremente esmaeceu, períodos que somente telas são capazes de revelar.
A Galeria de Arte do Minas Tênis Clube proporciona aos visitantes essa viagem no tempo e pelo interior do estado, com a exposição: Guignard e a paisagem mineira – o antes e o depois. Com a curadoria de Priscila Freire, ela própria ex-aluna de Guignard, a exposição tem como proposta não somente expor 20 dos quadros do artista, mas também jogar luz sobre artistas que já pintavam paisagens mineiras antes do mestre, como Aurélia Rubião e Genesco Murta e outros que a partir de seus ensinamentos apuraram suas próprias técnicas e linguagens visuais, como os artistas atuais Cao Guimarães, Carlos Bracher, Claudia Renault, Laura Belém, Solange Pessoa e Rivane Neuenschwander.
É possível encontrar também uma série de objetos que pertenceram ao artista – desde seus óculos a seus materiais de trabalho, rascunhos, bilhetes, fotografias, entre outros – muitos deles pertencentes à própria Escola Guignard da UEMG, que também cedeu parte de seu acervo para enriquecer a mostra. É possível até mesmo criar sua própria imagem com adereços comuns nas obras de Guignard em outro tipo de tela: a digital.
Na abertura realizada somente para convidados, na noite do dia 10 de abril, estiveram presentes o reitor da UEMG, professor Dijon Moraes Júnior, o secretário de Estado de Cultura, Ângelo Oswaldo, o diretor da Escola Guignard, Adriano Gomide, entre outros professores da UEMG, vários artistas e apreciadores de arte de toda a cidade.
A exposição poderá ser visitada por todos os interessados de 11 de abril a 11 de junho, de terça a sábados das 10h às 20h e, nos domingos e feriados, das 11h às 19h. A Galeria de Arte do Minas Tênis Clube fica na Rua da Bahia, 2244, Lourdes. Belo Horizonte, Minas Gerais.
ASSESSORIA DE COMUNICACAO SOCIAL
|