UEMG
  < inicial < notícias espacador
+ notícias
 

Livro infantil que prega paz no clássico Galo e Cruzeiro tem ilustrações de artista formado na UEMG

01/04/2017

Neste sábado (1/04), Atlético-MG e Cruzeiro voltam a se enfrentar no Mineirão. Autor do livro espera que o clima do clássico seja inspirado pelo Amarildo

Foto: Gulliver/Divulgação


Dia de clássico Atlético-MG e Cruzeiro. Mineirão lotado. Festa das duas torcidas. Sem brigas. Rivalidade saudável. Parece a descrição do primeiro jogo entre os dois rivais mineiros em 2017, pela Primeira Liga, um respiro para quem apoia o Mineirão dividido em dia de clássico. Mas é o sonho de Amarildo, personagem do livro infantil que prega a paz entre os dois maiores rivais de Minas Gerais. "Amarildo: o mais atletizeiro dos cruzeiranos" pretende mostrar que a rivalidade, seja entre quaisquer times do país, é saudável e tem limites.

A mente por trás da história é a do professor e músico Eduardo Maia, de Divinópolis. Amante das letras, encontrou nos alunos adolescentes a inspiração para criar Amarildo. O autor contou que por muito tempo viu estudantes discutirem – e muitas vezes quase brigarem fisicamente – em defesa do time do coração: "Eu sentia que faltava uma história que levasse essa meninada a refletir sobre os limites do fanatismo no esporte. Eles precisavam se espelhar em um personagem que os fizesse entender que a rivalidade entre times e suas torcidas é saudável, desde que não exceda os limites do bom senso, da ética e não ameace os direitos dos outros", explicou.

Na história, Amarildo é filho do botafoguense Oscar, e é batizado como Amarildo, um dos maiores ídolos do clube. O personagem é uma mistura do Amarildo, substituto de Pelé na Copa do Mundo de 1962, com as crianças que jogam bola nos campinhos de bairro. Nasceu no Rio de Janeiro, mas quando ainda era um bebê viajou com os pais para Belo Horizonte, para o pai trabalhar em uma mineradora. Cresceu perto da favela do Pindura Saia, onde jogava futebol.

Na capital mineira virou torcedor do Atlético-MG... e do Cruzeiro. Não ligava para críticas e não levava a sério a rivalidade entre as torcidas. Até que uma briga entre atleticanos e cruzeirenses o inspirou a se tornar, de vez, um porta-voz contra a segregação.


Ele tinha camisa dos dois times de Belo Horizonte. Às vezes, vestia a camisa alvinegra do Galo. Em outras ocasiões, o azul celeste era a escolha. Ganhou fama de "vira-folha". Aos 16 anos, Cabeça, o melhor amigo e parceiro no ataque do Pindura Saia Futebol Clube morreu em briga entre torcedores de Galo e Cruzeiro na saída do Mineirão.

Foi quando teve a ideia de vestir a camisa dos dois clubes. Literalmente. Pediu à mãe que cortasse as camisas do Atlético-MG e Cruzeiro ao meio e costurasse uma na outra. Nas costas, os nomes dos ídolos Tostão (do Cruzeiro) e Reinaldo (do Atlético-MG), formavam duas palavras de um poema dadaísta: Tosnaldo e Reitão.

Foto: Ricardo Welbert


Os traços de Amarildo saíram das mãos do artista plástico Gutto Paixão. Formado pela Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) e na Escola Guinard, trabalha como designer gráfico e ilustrador. Ele conta que a experiência de ilustrar um livro que prega a tolerância foi uma tarefa emocionante: "Quando a gente pega uma história que já traz uma carga de emoção, o trabalho tende a ser mais verdadeiro. É uma oportunidade de mexer com a imaginação. A ilustração, mesmo trazendo as imagens para as palavras, não encerra o livro. Sempre deixa um espaço para que o leitor complete a história. Ele sempre vai poder dar um passo a mais e imaginar uma coisa que não está desenhada ali", acrescentou.
  
Neste sábado, Atlético-MG e Cruzeiro voltam a se enfrentar no Mineirão, às 16h, pelo Campeonato Mineiro. O autor do livro espera que, não só em clássicos de Minas, mas em todo e qualquer jogo, que os rivais sejam inspirados por Amarildo: "Eu gostaria que o meu personagem inspirasse não apenas torcedores de Atlético-MG e Cruzeiro, mas de qualquer outro time, pois diante de uma rivalidade em campo, exageros podem acontecer de qualquer lado, independente do nome do clube. Espero que as pessoas aprendam, antes de tudo, a respeitar o outro. Todos têm direitos iguais de torcer. Mas esse direito termina quando você interfere no direito do outro por meio da violência", conclui Eduardo Maia.

Foto: Gulliver/Divulgação

Eduardo Maia (esquerda) e Gutto Paixão, autor e ilustrador de "Amarildo" 

Com informações de Jornal Floripa

ASSESSORIA DE COMUNICACAO SOCIAL

 

 

 

 

 

 

 

CURSOS

Busca rápida pelos cursos oferecidos

INTERNACIONALIZAÇÃO

Internacional
Intercâmbio


Comissão de Ética
Horário de Funcionamento
Telefones Úteis
Campus da UEMG BH
Internacional
Manual de Identidade Visual

Ensino
Alunos Matriculados
CENPA
Diplomas Registrados
Documentos
Estágio
Matrículas
NAE - Apoio ao Estudante
PIBID
Sistema Acadêmico
Registro de Diplomas
Processo Seletivo
Pré-Inscrição
PROCAN
Vestibular
SiSU
Obtenção de Novo Título
Transferência
COPEPS

Pós-Graduação
Pós-Graduação nas Unidades
Legislação
Auxílios
Formulários e Relatórios
Bolsas para Docentes e Técnicos Administrativos
Orgãos de Fomento
Programas
Apoio a Participação de Docentes em Eventos

Pesquisa
Pesquisa nas Unidades
Projetos de Pesquisa desenvolvidos na UEMG
Programas de Bolsas
Programa de Apoio à Pesquisa e Pós-Graduação
Formulários e Documentos
Orgãos de Fomento
Editais
Grupos de Pesquisa - CNPq
Catálogo de Publicações
Boletim de Pesquisa
Seminários
NIT - Inovação Tecnológica
Comitê de Ética
Extensão
Extensão nas Unidades
Siga (Extensão)
Documentos
Editais
Semana UEMG
JUEMG
Congressos da Extensão
Encontro de Extensão
CENDRHE

EAD
Cursos a Distância
Polos de EAD
Programas
Ambiente Virtual

Plano de Gestão
Acordo de Resultados
Formulários
Ambientação
Diário Oficial (IOF)
Servidor
Concurso Docente
Fornecedor

Intercâmbio
Convênios Internacionais
Línguas Estrangeiras
Formulários
Apoio e Fomento
Programa Ciência sem Fronteiras
Serviços
Cursos
Biblioteca
Emissão de DAE
Tabela de Serviços

Programas e Ações
PROCAN

Auditorias
Repasses ou Transferências de Recursos
Despesas
Licitações e Contratos
CPA
Formulário de Solicitação de Informação
Informações Classificadas

Noticias
Acontece na UEMG
Agenda
Resoluções/Atas
Palavra do Reitor

Publicações
Editora UEMG
Periódicos UEMG
Audio

UEMG na Web
Facebook UEMG Twitter UEMG

UEMG no
Google

Acesso Rápido
Aluno
Professor

Ferramentas
Acessibilidade
Ajuda
Dúvidas Freqüentes
Fale Conosco
Intranet
Mapa do Sítio
Webmail

English English Version

 

 
UEMG
Universidade Estadual, Pública, Gratuita e Multicampi  
Rodovia Papa João Paulo II, 4143 - Ed. Minas - 8º andar -  Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Bairro Serra Verde - Belo Horizonte - MG - CEP: 31.630-900 - Tel: +55 (31) 3916-0471
Aspectos legais e Responsabilidades