UEMG
  < inicial < notícias espacador
+ notícias
 

Reitoria da UEMG visita Unidade de Frutal

23/03/2017

com informações e fotografias da Assessoria de Comunicação da UEMG Frutal

Nesta terça-feira, 21 de março, o reitor da UEMG, Dijon Moraes Júnior, acompanhado do vice-reitor José Eustáquio de Brito e do pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças, Adailton Vieira Pereira, visitaram a Unidade da UEMG em Frutal para reunir com professores, estudantes, autoridades municipais e servidores da instituição.

A primeira reunião da comitiva aconteceu na direção da Unidade Frutal. Nesta oportunidade, a diretoria da Unidade cogitou a possibilidade do uso dos equipamentos de laboratório do extinto Hidroex, que estão sob tutela da SEDECTES (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior). A reitoria confirmou que continuará seus contatos junto ao órgão responsável na tentativa de agilizar este processo e apoiar o termo de cessão e a transição desses equipamentos para a Unidade de Frutal.

Outro assunto tratado foi a possibilidade de reabilitação de parte das obras. A reitoria informou que já negociou com o Governo de Minas, através da SEPLAG, e obteve a autorização de um valor da ordem de 1,6 milhões de reais como contrapartida do Estado para a construção da Vila Olímpica e, aguarda o repasse de cerca de 7,5 milhões restante por parte do Ministério da Educação – MEC, o que soma um total de 10 milhões de reais, para a continuidade das construção e conclusão da última fase da Vila Olímpica.

No encontro com os servidores administrativos, foram apresentadas demandas para cursos de capacitação e pós-graduação gratuitos para os servidores. Os gestores esclareceram que o Conselho Universitário – CONUN, aprovou uma cota para seus servidores em cursos de especialização lato sensu realizados nas unidades da UEMG. Outros assuntos tratados foram: prazos para concurso para servidores técnico-administrativos e tentativa de alteração na cláusula contratual e no projeto da lei para o servidor administrativo e ainda, além da solicitação para averiguar a possibilidade de pericias médicas aos servidores, quando necessário, sejam feitas na própria cidade, uma vez que a situação atual obriga o servidor a se deslocar para a cidade de Uberaba ou Uberlândia.

O terceiro compromisso ocorreu na Prefeitura Municipal de Frutal. Nesse encontro, a prefeita Maria Cecília Marchi Borges (Ciça) apresentou a demanda de abertura de cursos profissionalizantes no Campus da UEMG. O reitor da UEMG manifestou à prefeita a importância da parceria entre a Prefeitura e a Universidade, como já ocorre em outros locais onde a UEMG tem a sua sede e, juntamente com a direção da Unidade Frutal manifestou o desejo para que a Prefeitura possa disponibilizar vagas de estágio para alunos da Universidade além de estabelecer convênios em outras áreas como esporte e lazer, além de apoio à manutenção da infraestrutura do Campus de Frutal.

No último compromisso do dia, a reitoria e a direção da Unidade se reuniram com professores e estudantes, quando foram abordados temas como: concurso para professores, orçamento anual para investimento e custeio, novas obras e reinício das obras inacabadas, homologação dos concursados aprovados, manutenção da universidade, questões salariais (professores e servidores), carga horária dos professores, regionalização e divulgação do vestibular, assistência estudantil, pesquisa e extensão, dentre outros temas.

A reitoria apresentou dados da situação da UEMG e uma análise do cenário vivido pela instituição, demonstrando os desafios e as prospecções para o futuro da Universidade. Reconheceu a importância, naquele mesmo dia, do ato do Governador Fernando Pimentel de encaminhamento à Assembleia do Projeto de Lei que autoriza a implantação da política de  assistência estudantil para os ingressantes pelo sistema de cotas na Universidade. O sistema de cotas, que vigora na UEMG e Unimontes desde 2004, até então não contemplava o suporte necessário para a permanência bem-sucedida desses estudantes em seus percursos acadêmicos.

A comitiva da reitoria também afirmou a importância do concurso público para professores como a melhor resposta para resolver questões como a jornada de trabalho (20 ou 40 horas) e melhoria da qualidade acadêmica. Segundo Dijon, “um professor concursado e efetivo, poderá projetar a sua carreira e se dedicar em regime de dedicação exclusiva à Universidade, aumentando por consequência a pesquisa e a extensão e melhorando consideravelmente a qualidade do ensino”. Apesar dos desafios e da realidade orçamentária atual, complementou o reitor, “acreditamos no futuro da UEMG como instituição de relevância e de protagonismo entre as instituições de Ensino Superior mineiras; saímos da décima sexta para a terceira posição entre as Universidades públicas mineiras em apenas oito anos. Pessoalmente, estou na Universidade há trinta e seis anos onde fui aluno, monitor, auxiliar e assistente, até chegar a professor doutor efetivo nível VII e, posso atestar o seu crescimento e relevância adquirida para as regiões do nosso Estado”.
No auditório da Unidade, os representantes da Universidade responderam a todas as perguntas dos professores e estudantes, esclarecendo prontamente, as questões formuladas pelos presentes.

ASSESSORIA DE COMUNICACAO SOCIAL

 

 

 

 

 

 

 

CURSOS

Busca rápida pelos cursos oferecidos

INTERNACIONALIZAÇÃO

Internacional
Intercâmbio


Comissão de Ética
Horário de Funcionamento
Telefones Úteis
Campus da UEMG BH
Internacional
Manual de Identidade Visual

Ensino
Alunos Matriculados
CENPA
Diplomas Registrados
Documentos
Estágio
Matrículas
NAE - Apoio ao Estudante
PIBID
Sistema Acadêmico
Registro de Diplomas
Processo Seletivo
Pré-Inscrição
PROCAN
Vestibular
SiSU
Obtenção de Novo Título
Transferência
COPEPS

Pós-Graduação
Pós-Graduação nas Unidades
Legislação
Auxílios
Formulários e Relatórios
Bolsas para Docentes e Técnicos Administrativos
Orgãos de Fomento
Programas
Apoio a Participação de Docentes em Eventos

Pesquisa
Pesquisa nas Unidades
Projetos de Pesquisa desenvolvidos na UEMG
Programas de Bolsas
Programa de Apoio à Pesquisa e Pós-Graduação
Formulários e Documentos
Orgãos de Fomento
Editais
Grupos de Pesquisa - CNPq
Catálogo de Publicações
Boletim de Pesquisa
Seminários
NIT - Inovação Tecnológica
Comitê de Ética
Extensão
Extensão nas Unidades
Siga (Extensão)
Documentos
Editais
Semana UEMG
JUEMG
Congressos da Extensão
Encontro de Extensão
CENDRHE

EAD
Cursos a Distância
Polos de EAD
Programas
Ambiente Virtual

Plano de Gestão
Acordo de Resultados
Formulários
Ambientação
Diário Oficial (IOF)
Servidor
Concurso Docente
Fornecedor

Intercâmbio
Convênios Internacionais
Línguas Estrangeiras
Formulários
Apoio e Fomento
Programa Ciência sem Fronteiras
Serviços
Cursos
Biblioteca
Emissão de DAE
Tabela de Serviços

Programas e Ações
PROCAN

Auditorias
Repasses ou Transferências de Recursos
Despesas
Licitações e Contratos
CPA
Formulário de Solicitação de Informação
Informações Classificadas

Noticias
Acontece na UEMG
Agenda
Resoluções/Atas
Palavra do Reitor

Publicações
Editora UEMG
Periódicos UEMG
Audio

UEMG na Web
Facebook UEMG Twitter UEMG

UEMG no
Google

Acesso Rápido
Aluno
Professor

Ferramentas
Acessibilidade
Ajuda
Dúvidas Freqüentes
Fale Conosco
Intranet
Mapa do Sítio
Webmail

English English Version

 

 
UEMG
Universidade Estadual, Pública, Gratuita e Multicampi  
Rodovia Papa João Paulo II, 4143 - Ed. Minas - 8º andar -  Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Bairro Serra Verde - Belo Horizonte - MG - CEP: 31.630-900 - Tel: +55 (31) 3916-0471
Aspectos legais e Responsabilidades