|
Reitoria da UEMG visita a Unidade de Ituiutaba
21/03/2017
Divulgação: Jornal do Pontal
Foto: Rodrigo Costa/Jornal do Pontal
Durante a tarde de segunda-feira, 20, o campus da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG (Unidade Ituiutaba) recebeu a visita do reitor da instituição, Dijon Moraes Júnior, que esteve em Ituiutaba na companhia do vice-reitor, José Eustáquio de Brito e do pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças, Adailton Vieira Pereira. O grupo, vindo de Belo Horizonte, foi recepcionado pelo diretor da UEMG, Saulo de Moraes Garcia Júnior e pela presidente do conselho curador da Fundação Educacional de Ituiutaba – FEIT, Adelaide Pajuaba Nehme.
Durante entrevista ao Jornal do Pontal o reitor contou que já teve a oportunidade de visitar o município em outras ocasiões, sendo que sua última visita ao campus se deu na solenidade do anúncio oficial da estadualização, sendo um momento bastante importante para os estudantes, professores e servidores, além de ser um marco histórico que propiciou reconhecimento à Ituiutaba em todo o estado de Minas Gerais. “Estive por aqui pela primeira vez no ano de 2008, e desde então, sempre vi com muito bons olhos a Unidade Ituiutaba, que possui grande representatividade para o processo de estadualização, sendo um dos maiores campus que o estado absorveu. Observamos os benefícios para os alunos, comunidade e para a cidade em geral e, por outro lado, o crescimento da UEMG, com uma estrutura muito sólida e o oferecimento de bons cursos, por isso procuramos sempre melhorar à instituição como um todo”, disse.
Dijon explicou que o motivo da visita é de justamente acompanhar de perto, trazendo notícias e buscando demandas com a aproximação dos professores, servidores e estudantes, visando sentir de fato os anseios da comunidade. “Em 2017 projetamos que o ano da reitoria será de caminhada, queremos rodar muito, principalmente, porque 2016 foi um ano atípico, com todas as dificuldades enfrentadas, o que nos obrigou a ficar restritos à sede em Belo Horizonte. Buscaremos fazer diferente neste ano, com uma caminhada maior, buscando dar apoio ao pessoal, conhecer demandas e ver às melhorias que já foram implantadas, fazendo um grande diálogo entre às unidades”, explicou.
Sobre o concurso público para o corpo docente, o reitor afirmou que a instituição está caminhando para a efetivação do procedimento que já está autorizado pelo governo, notícia que será discutida junto aos professores durante sua visita. Já para os alunos, Dijon informou que na última sexta-feira, 17, recebeu um convite do governador, Fernando Pimentel, que assinará um projeto de lei de assistência estudantil para carentes, que será encaminhado para a assembleia nesta terça-feira, 21. “Essa é uma importante notícia, inclusive não poderemos estar presentes durante o ato, no Palácio da Liberdade, por já termos firmado o compromisso de estar aqui no Triângulo Mineiro. Se aprovado, esse projeto beneficiará estudantes em dificuldades de alimentação, transporte e moradia, pois muitas vezes os alunos vindos de outras localidades possuem dificuldades em se manter, sendo até obrigados a interromper os estudos. Esse ato do governo é resultado de um conjunto de mobilizações, tanto dos estudantes, quanto da reitoria, no sentido de termos uma política de assistência estudantil mais compatível com a realidade dos estudantes na universidade”, ressaltou.
Segundo Dijon, um levantamento recente apontou que 72 por cento dos estudantes da UEMG são egressos de escolas públicas, o que gera uma grande demanda à instituição em termos de assistência estudantil. “Para que haja efetivação da política, é preciso que os parlamentares aprovem o projeto, deslocando o foco da mobilização da reitoria e do governo para a Assembleia Legislativa. Nossa vontade seria de estar lá, será uma cerimônia fechada, onde estariam os reitores da Unimontes e da UEMG, que são as duas universidades a serem beneficiadas, além da presença dos representantes dos estudantes, que são os principais interessados e idealizadores do projeto”, salientou.
Além de fazer um tour de reconhecimento pelas dependências da Unidade Ituiutaba, o reitor se reuniu com os servidores às 16h, posteriormente participou de um encontro com o prefeito de Ituiutaba, Fued Dib, às 17h30, em uma visita estratégica para a universidade, que sempre conta com o apoio da prefeitura local onde a UEMG possui sede, mantendo um bom relacionamento com o Executivo. Por fim, Dijon teve um encontro com os professores às 19h30 e às 20h30 esteve reunido com os estudantes. Nesta terça-feira, 21, a comitiva segue para a Unidade Frutal, onde será cumprida pauta semelhante à de Ituiutaba. “Deixo uma mensagem de esperança aos estudantes da UEMG em Ituiutaba, pois em minha maneira de ver e apesar dos tempos difíceis em que passa o Brasil e, particularmente, o estado de Minas Gerais, estamos avançando e não está havendo retrocesso em nosso projeto de ensino superior. Isso é muito importante e creio que avançaremos cada vez mais”, finalizou.
ASSESSORIA DE COMUNICACAO SOCIAL
|