UEMG participa da celebração do Italian Design Day no evento O Design Italiano no Mundo
17/03/2017
‘A influência e vanguardismo do design italiano pelo mundo’ foi o tema condutor das apresentações por ocasião da data realizadas na manhã desta quinta-feira (dia 16), no auditório da Fundação Torino, na capital mineira. Promovido pela Câmara Ítalo-brasileira de Comércio, pelo Consulado da Itália Belo Horizonte e pela Fundação Torino, o evento, que foi aberto ao público, contou com a presença da cônsul da Itália Aurora Russi, do presidente da Câmara Ítalo-brasileira de Comércio, Indústria e Artesanato, Valentino Rizzioli, além de estudantes da Fundação Torino e da Escola de Design da UEMG. Eles puderam conferir as palestras do reitor da Universidade do Estado de Minas Gerais, Dijon Moraes Júnior, e de Peter Fassbender, do FCA Design Center Latam.
Em sua fala, o professor Dijon, que obteve seu título de doutorado junto à Universidade Politécnico Di Milano, em Milão (Itália), destacou o grande respeito ao design naquele país: “Na Itália, trata-se de um importante fator do estilo de vida e da cultura”, assegurou, relembrando que, no plano econômico, os ramos de mobiliário, luminárias, calçados, joias, moda e acessórios, fundamentados no design, respondem por mais de 60% da economia italiana.
O reitor explicou que a indústria abraçou o design na Itália, adotando-o como forma estratégica para a reconstrução do país após a Segunda Guerra Mundial. Esse casamento entre designers e empresas remonta a uma histórica valorização da área, que teve início na tradição artesanal italiana desde o Império Romano, Período Clássico, passando pela Idade Média e Renascimento, e que permitiu a ascensão do que ele chamou de “empreendedores iluminados e designers de poéticas próprias”. Nomes como Corradino d’Ascanio, criador da famosa 'Vespa' (veja na galeria, abaixo), Adriano Olivetti, com a produção de produtos inovadores, Alberto Alessi, que revolucionou os utensílios do lar e da cozinha, juntamente com mestres do design italiano como Achille Castiglioni, Ettore Sotsass e Bruno Munari, dentre tantos outros que fizeram o Made in Italy e o Italian Style.
Para Dijon, o traço distintivo do design italiano é busca pela expressividade. “É muito fácil você reconhecer o design alemão por seu racionalismo, mas na Itália isso não acontece. Lá, o design não é normativo, não se baseia em uma única metodologia, mas é icônico. Ou seja, é de forte expressão e semântica, de forte comunicação”.
Na palestra seguinte, o diretor do FCA Design Center, Peter Fassbender, resgatou um pouco da história dos projetos desenvolvidos no centro de design da FCA (Fiat Chrysler Automobiles) para a América Latina, sediado em Betim. Ele deu destaque ao processo de criação do Fiat Toro, projeto desenvolvido integralmente no Brasil e que vem conquistando prêmios internacionais como o Red Dot Design Award e o iF DESIGN AWARD.
ASSESSORIA DE COMUNICACAO SOCIAL
|