Aluno do curso da Escola de Design vence concurso automotivo internacional
03/03/2017
Com informações da Escola de Desing
Promovido pela LADA em pareceria com a CarDesign.ru - respectivamente, marca russa de carros e reconhecia plataforma de referência em design automotivo naquele país - LADA Sketch Fighter 2016 reuniu cerca de 120 concorrentes de todo o mundo em torno do desafio de desenvolver um desenho conceitual de um carro que materializasse a identidade da marca LADA no ano de 2040. E o vencedor foi o estudante de design de produto da UEMG Ricardo Brandão.
Foram três etapas eliminatórias. A primeira etapa, realizada entre novembro e dezembro do ano passado, consistiu no esboço do projeto de desenho. Na segunda etapa, foram selecionados 15 finalistas (veja os trabalhos aqui) que, então, receberam feedback de designers da própria LADA e foram incumbidos de revisar e expandir os desenhos iniciais em renders tridimensionais (confira o resultado). Na terceira e última etapa, quatro finalistas foram selecionados e incumbidos de desenvolver o design de um veículo de competição que participaria de uma corrida hipotética entre Moscou e Beijing em 2025.
Ao final do processo, Ricardo foi o vencedor e ganhou uma visita ao estúdio de design da LADA em Moscou e um certificado assinado pelo chefe de design da LADA, Raphael Linari. Sobre os projetos desenvolvidos pelo estudante da UEMG, a equipe de design da LADA comentou: "As pranchas finais demonstram uma progressão constante no decorrer das etapas e grande adaptabilidade e capacidade de atenção às sugestões feitas pelos jurados. A proposta final é madura, de design dinâmico e coerente com a interpretação da identidade de design da LADA. É bastante inesperado que um aluno de design da América do Sul ganhe um concurso de uma marca automotiva russa e ficamos bastante felizes com a sua participação".
A evolução do projeto desenvolvido por Ricardo Gusman Brandão nas três etapas do concurso
ESCOLA DE DESIGN
|