Programa da Escola de Design participa de laboratório de inovação em São Paulo
02/03/2017
Com informações da Escola de Desing
Agora, em fevereiro, o projeto ‘Viver de Costura’, da Escola de Design da UEMG, finalizou sua participação no Lab Inovação na Cadeia da Moda, promovido em parceria do Instituto C&A com a Social Good Brasil para incentivar e reconhecer empreendedores sociais que buscam soluções para uma moda mais justa e sustentável. Durante o programa, que teve duração de quatro meses (foi iniciado em outubro último), a professora Heloisa Santos, idealizadora e coordenadora do Viver de Costura, participou de oficinas, workshops e encontros presenciais, e recebeu mentoria de voluntários da C&A sobre o setor.
“Para mim é uma honra fazer parte desse grupo e ao mesmo tempo saber que podemos por meio das atividades acadêmicas proporcionar aos discentes a oportunidade de fazer parte desse projeto”, comenta a professora. Nascido em 2011, como parte do programa ‘Minas Raízes–Artesanato, Cultura e Design Social’, o Viver de Costura compreende uma rede colaborativa para incentivo e troca de conhecimentos sobre a arte de costurar. O projeto promove a capacitação em modelagem, costura e bordados para comunidades em Minas Gerais, compartilhando um inventário de máquinas e componentes em evolução que auxilia na capacidade básica de fazer diversos tipos de peça.
Em 2015, o projeto participou de um desafio proposto pelo Instituto C&A e o Changemakers da Ashoka. Intitulado ‘Tecendo a Mudança: Inovações Tecendo a Mudança para uma Indústria Têxtil mais Sustentável’, o desafio selecionou o Viver de Costura como uma das trinta iniciativas no mundo que detém potencial de transformação sobre a indústria têxtil. Em decorrência desse reconhecimento, o Instituto C&A convidou a professora Heloisa Santos para participar do laboratório de capacitação em São Paulo. "As responsabilidades aumentam quando temos pela frente um vasto campo de trabalho a ser executado na busca por uma indústria têxtil onde todos os atores ganham: da linha de produção ao consumidor”, finaliza Heloisa.
À esquerda, a equipe de empreendedores sociais que participaram do Lab Inovação na Cadeia da Moda. À direita, a prof. Heloisa Santos entre Alby Azevedo e a Larissa Perlin, participantes da iniciativa "Modellagio" que desenvolve um software de modelagem
ESCOLA DE DESIGN
|