Reitor se reúne com a comunidade acadêmica das unidades de Cláudio e de Divinópolis
06/12/2016
Assessoria de Comunicação – UEMG Unidade Divinópolis
O reitor da UEMG, professor Dijon Moraes Júnior, se reuniu, nessa segunda-feira (dia 5 de dezembro), com as comunidades acadêmicas das unidades Cláudio e Divinópolis. Também participaram das reuniões o vice-reitor, professor José Eustáquio de Brito, e o pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças, Adailton Vieira Pereira.
A reunião em Cláudio aconteceu no período da manhã. Além da Direção Acadêmica e dos coordenadores de cursos, participaram representantes dos estudantes, professores e servidores da unidade.
Fotos: Elvis Gomes / Assessoria de Comunicação – UEMG Unidade Divinópolis
Já a visita à unidade de Divinópolis ocorreu nos períodos da tarde e da noite e foi dividida em três momentos. O primeiro deles, realizado na sala de reuniões do bloco administrativo, contou com a participação de coordenadores de cursos, da diretora acadêmica, professora Ana Cristina Franco da Rocha Fernandes; da vice-diretora acadêmica, professora Fernanda Maria Francischetto da Rocha Amaral; e do diretor administrativo da unidade, professor Tiago de Morais Faria Novais.
A pauta do encontro foi a possibilidade da redesignação de professores da unidade para o próximo ano. “Foi um encontro muito proveitoso, em todos os sentidos. Foi um momento muito franco e aberto, em que nós dividimos nossos desafios e colocamos a posição da Reitoria em relação ao decreto de recondução dos professores. Ficou claro que a Universidade não se opõe à recondução e que a gente quer que este quadro de professores continue, mas que temos, também, nossas limitações legais. Tudo isso é um desafio muito grande, e nós vamos superá-lo”, ressaltou o reitor.
Já no segundo momento, realizado no auditório, os dirigentes da UEMG se reuniram com professores e servidores, que fizeram perguntas sobre, entre outros temas, os concursos públicos para docentes e para a área administrativa da unidade. “Foi uma oportunidade para falarmos sobre a complexidade do processo de estadualização. Sabemos que este processo não se resolve de um dia para o outro ou talvez nem em apenas um mandato. O concurso para professores, por exemplo, se tudo correr bem, se não tiver nenhum recurso contrário, vai ser concluído no final de 2017”, disse Dijon.
Por fim, também no auditório, ocorreu a reunião com os representantes do movimento estudantil da unidade. Os alunos aproveitaram o encontro para colocar em pauta as diversas demandas e reinvindicações do movimento. “Nós viemos dispostos a exaurir toda a pauta que eles propuseram. Eles foram, de certa forma, precisos nas colocações. Mas nós também colocamos nossas dificuldades. Então, foi um diálogo muito franco, muito aberto, e eu tenho certeza de que continuaremos com este canal direto de interlocução entre a Reitoria e os estudantes”, concluiu o reitor.
Nesta terça-feira, os dirigentes da UEMG se reunirão com a comunidade acadêmica da UEMG Abaeté. O agendamento de reuniões com as comunidades acadêmicas de outras unidades será retomado no começo de 2017.
DIVINÓPOLIS
|