Estudantes da UEMG Divinópolis realizam visita técnica à Itaipu Binacional e às Cataratas do Iguaçu
02/12/2016
Assessoria de Comunicação – UEMG Unidade Divinópolis
Foz do Iguaçu, cidade localizada no Oeste do Paraná e na fronteira entre o Brasil, a Argentina e o Paraguai, conta com duas importantes obras da engenharia: a Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional, considerada uma das Sete Grandes Maravilhas do Mundo Moderno pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis, e o Parque Nacional do Iguaçu, onde estão localizadas as Cataratas do Iguaçu, uma das Sete Maravilhas da Natureza, segundo a Fundação New Seven Wonders.
Foto: Elvis Gomes
Estudantes dos cursos de Engenharia Civil e de Engenharia de Produção da UEMG Unidade Divinópolis tiveram a oportunidade de conhecer as duas obras durante a visita técnica realizada no último dia 13 de novembro. A visita foi acompanhada pelos professores Rodrigo Silva Fonseca e Vânia dos Santos Ventura, coordenadores, respectivamente, dos cursos de Engenharia Civil e de Engenharia de Produção. Também participaram da visita a professora Valdilene Machado e a servidora Denise Silva Oliveira, secretária do curso de Engenharia Civil e da Coordenação dos cursos de Bacharelado da unidade.
Foto: Divulgação
Os estudantes conheceram diversos setores da hidrelétrica, como as salas de comando, de turbinas e de máquinas e o vertedouro, além das principais turbinas da usina. “A visita técnica a Itaipu coloca os alunos frente ao que existe de mais moderno nas áreas de barragem, edificação, cálculo estrutural, eletricidade e logística de operações internas e externas de distribuição de energia elétrica para todo o território brasileiro e paraguaio. Uma experiência única, presenciada pelos quase 100 alunos que participaram da visita e que jamais se esquecerão da grandiosidade e perfeição que somente Itaipu consegue ser e demostrar aos que visitam a empresa binacional”, ressaltou o professor Rodrigo.
Foto: Felipe Martins
Já a professora Vânia destacou a importância das visitas técnicas para a formação dos estudantes. “As visitas técnicas são uma boa oportunidade de observar, na prática, o que os alunos aprendem de forma teórica. São, também, momentos de integração com os professores e colegas e de aprendizagem multidisciplinar que irão enriquecer a vida acadêmica e que os alunos poderão levar como experiência para a sua vida profissional”.
Conhecimento
Os alunos também enfatizaram a importância das visitas. “As visitas técnicas, para nós, estudantes, são de extrema importância porque nos mostram, na prática, o que estudamos na sala de aula. Nas visitas, podemos observar como é o ambiente numa organização e como são aplicadas ferramentas dos processos de produção que agregam valor para o nosso aprendizado como futuros profissionais da área”, comentou a estudante Izabela Martins, do 8º período de Engenharia de Produção.
Foto: Luiza Ventura
“Vejo as visitas técnicas que são proporcionadas aos alunos das engenharias como uma oportunidade ímpar de agregar ao currículo acadêmico mais conhecimento e experiência de vida e despertar ainda mais o fascínio pela engenharia, além de um momento de criar e fortalecer laços de amizades, escrever boas histórias, conhecer lugares e culturas... E esta visita a Itaipu e às Cataratas, em especial, foi uma experiência que marcou e, com certeza, será recordada com saudade por todos nós que ali estivemos”, finalizou o estudante João Alves de Lacerda Júnior, do 8º período de Engenharia Civil.
DIVINÓPOLIS
|