Uma década de muita música
25/11/2016
A noite desta quinta-feira (dia 24) ficará na memória dos que estiveram presentes ao auditório da Escola de Música (EsMu) da UEMG, que ficou lotado. Dedicado aos 10 anos da Orquestra Sinfônica da Unidade Acadêmica, um concerto preencheu o espaço por quase duas horas, trazendo um repertório diverso com clássicos eruditos e da música popular, como Schubert, Mozart, Fauré e Unforgettable, de Irving Gordon.
Como resgate das lembranças desses 10 anos de atividades, incluindo apresentações em festivais e participações de destaque em eventos da Universidade, uma projeção com fotos brindou o público, ao longo do concerto, com registros de apresentações, ensaios e bastidores. Também marcou presença no evento o primeiro maestro da Orquestra, Arnon Sávio. Ele, que regeu uma das peças da noite, aproveitou a ocasião para tecer comentários sobre as origens e desenvolvimento do grupo, ao lado do atual maestro, Valdir Claudino.
Outro destaque do concerto foi a execução do conto 'A baronesa', de Carlos Drummond de Andrade, interpretado ao vivo por narradores convidados e com o acompanhamento instrumental da orquestra. Na trilha, elaborada originalmente para rádio, além de ruídos cênicos, como o barulho do abrir de portas, os instrumentos fizeram as vinhetas para a passagem das cenas da história. Atrações que foram prestigiadas de perto por nomes como o diretor da EsMu, Rogério Bianchi, e pela pró-reitora de Extensão da UEMG, Giselle Hissa Safar.
Noite de encontros: à frente da Orquestra e de frente para o público, o atual maestro, Valdir Claudino (à esquerda), e o primeiro regente do grupo, Arnon Oliveira
"É uma comemoração muito especial porque uma Escola de Música ter uma orquestra, dentro de uma Universidade, é um privilégio muito grande, e a nossa já tem 10 anos", comemorou Valdir Claudino. Avaliando que a EsMu passa por um momento muito bom, ele revela como próximos passos relacionados à Orquestra melhorias no auditório e na sala de ensaio, que irão ajudar a qualificar ainda mais as apresentações.
Formação experimental
Com uma rotina atual de dois ensaios por semana, a Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UEMG reúne alunos e professores da Unidade em um espaço que atua como laboratório de prática do repertório sinfônico. O grupo se apresenta em ocasiões culturais diversas, realizando concertos à comunidade em geral. Para o próximo semestre, quatro apresentações já estão confirmadas, em agenda que será compartilhada com o público, em breve.
ESCOLA DE MÚSICA
|