|
UEMG assina convênio com a Sedese para elaboração de Plano Estadual de Enfrentamento da Pobreza no Campo
24/11/2016
Crédito: Ascom | Sedese-MG
O reitor da UEMG, Dijon Moares Júnior, ao lado da secretária de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social de Minas Gerais, Rosilene Rocha, no momento da assinatura do convênio
Nesta quarta-feira (23), o reitor da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Dijon Moraes Júnior, e a secretária de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social de Minas Gerais, Rosilene Rocha, oficializaram Termo de Cooperação Técnica para a elaboração do Plano Estadual de Enfrentamento da Pobreza no Campo. Mediante a assinatura do documento, realizada na Cidade Administrativa do Estado, em Belo Horizonte, a Universidade e Secretaria conjugarão esforços para definir e aplicar a metodologia de construção do Plano.
O reitor da UEMG ressaltou que é uma honra para a Universidade integrar o corpo que irá elaborar a proposta final do Plano, considerado pelo próprio governador Fernando Pimentel como um dos atos mais importantes de sua administração. “Essa é uma oportunidade de a Universidade exercer algumas de suas competências, tais como: oferecer alternativas de solução para os problemas da população à margem da produção da riqueza material e cultural; bem como contribuir para a formação da consciência regional, produzir e difundir o conhecimento dos problemas e das potencialidades do nosso Estado”, declarou Dijon Moraes Júnior. Segundo ele, trata-se de um plano ambicioso para o qual devem convergir a experiência de todos os órgãos e setores que de algum modo estejam envolvidos na tarefa de contribuir para a melhoria da qualidade de vida das regiões mineiras.
Para Rosiliene Rocha, a estratégia de elaborar planos de governo tem gerado resultados muito interessantes para o Governo de Minas. “Este plano deve ser elaborado com os pés no chão, devemos ter o cuidado de não colocar coisas inexequíveis e levar em conta as diversidades e realidades do nosso estado, com um olhar de curto, médio e longo prazo direcionado para o povo do campo, principalmente nas regiões com maior índice de pobreza”, defendeu a secretária. Ela acredita que o apoio institucional e técnico da UEMG vai qualificar o trabalhado de toda a equipe envolvida.
“A UEMG tem sua grande força na atividade extensionista, marcada pela efetividade e pragmatismo, e pela consciência de que conhecer e saber não são suficientes. É preciso fazer”, salientou Dijon Moraes.
Da Universidade, ainda estiveram presentes ao encontro o vice-reitor, José Eustáquio de Brito, e a pró-reitora de Extensão, Giselle Hissa Safar, que conduziu parte do encontro, apresentando uma proposta de oficinas temáticas para o nivelamento de conceitos como rural, campo e pobreza junto ao Grupo Coordenador do ‘Novos Encontros’ – denominação da Estratégia de Enfrentamento da Pobreza no Campo, do Governo de Minas –, na perspectiva de integrar saberes visando a criação de conhecimentos compartilhados para o trabalho.
Parceria
O Termo de Cooperação Técnica define as obrigações da Sedese e da UEMG, além da responsabilidade pela execução e o acompanhamento das ações que ficarão a cargo da Pró-reitoria de Extensão da Universidade e da Superintendência de Programas Especiais da Secretaria. De acordo com o Plano de Trabalho, definidos a metodologia, os programas e as ações intersetoriais e concluídas as etapas de elaboração do documento, a proposta final do Plano Estadual de Enfrentamento da Pobreza no Campo será apresentada ao Grupo Coordenador para aprovação e encaminhado à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para ser transformada em Lei.
Com duração prevista de oito meses, o convênio envolvendo as duas instituições, que já integra o Novos Encontros junto com outras secretarias e órgãos estaduais, tem como finalidade conduzir o processo de elaboração do Plano Estadual, subsidiando o Grupo Coordenador com os conteúdos técnicos necessários à concretização do documento, em consonância com as diretrizes estabelecidas pelo grupo e viabilizar a integração dos programas, projetos e ações do Estado relacionados ao tema.
Grupo Coordenador
As reuniões do Grupo acontecem mensalmente, com a participação de representante das secretarias e órgãos envolvidos na Estratégia, lançada em junho pelo governador Fernando Pimentel. O planejamento definido para o Estado de Minas Gerais, por meio do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI) 2016-2027, estabelece como um dos objetivos estratégicos “Reduzir a pobreza rural”.
Com investimento total de R$ 1,3 bilhão em ações e medidas que contemplarão 797 dos 853 municípios mineiros, a proposta integra ações e programas de diversas secretarias e órgão governamentais, sob a coordenação da Sedese, e tem como prioridade as regiões com alto índice de pobreza e extrema pobreza, localizados em cinco territórios de desenvolvimento: Alto, Médio e Baixo Jequitinhonha, Mucuri, Rio Doce e Norte de Minas, identificadas pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
ASSESSORIA DE COMUNICACAO SOCIAL
|