Projeto apresentado no 18º Seminário de Pesquisa & Extensão da UEMG, polo Carangola, aborda educação financeira para crianças
11/11/2016
Agência de Notícias Multimídia – Curso de Jornalismo – UEMG Unidade Divinópolis
A aluna do 2º período do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais da UEMG Unidade Campanha Rogéria Kely Tomás realizou, nessa quinta-feira (dia 10), a apresentação do seu trabalho, sobre o tema “Educação financeira para crianças”, em pôster durante o 18º Seminário de Pesquisa & Extensão da UEMG no polo de Carangola. O trabalho de Rogéria é um dos cerca de 250 pôsteres apresentados no seminário, no período da tarde.
O trabalho dela foi é feito em turmas do 4º ano de escolas públicas estaduais e municipais. Primeiramente, é realizada uma apresentação do projeto para as crianças e, posteriormente, são desenvolvidas diversas atividades que irão incentivá-las a serem cidadãs equilibradas financeiramente. Os alunos têm, em média, de 9 a 10 anos de idade.
A metodologia aplicada ao projeto é a seguinte: toda sexta-feira, ela vai às escolas participantes, e é dada uma aula de, aproximadamente, uma hora pra cada turma. Nas aulas, são apresentadas as diferenças entre necessidade e desejo.
Foto: Elvis Gomes
Diversos pôsteres foram apresentados durante o seminário
Um método aplicado, por exemplo, foi fazê-los entender a extrema importância de se estabelecer objetivos na vida e, junto a isso, estabeleceu-se que eles iriam ao cinema no final do ano, mas, para conseguir, teriam de juntar o valor de R$ 10,00 com o auxílio de um cofrinho que foi distribuído para cada um na turma para que conseguissem comprar as entradas para o cinema. Ademais, eles ficaram responsáveis por juntar esse dinheiro, além de aprenderem a perseguir a concretização dos seus objetivos.
Para a efetuação do projeto, fez-se uma visita à escola onde o projeto é apresentado ao diretor e aprovado. Foram feitas propostas para a realização do trabalho em outras escolas, porém, devido à flexibilidade de tempo e ao tamanho reduzido da equipe, desenvolveu-se a atividade apenas em duas escolas até o momento.
Questionada sobre a possibilidade de o contato direto precoce com o capitalismo afetar negativamente a vida dos alunos, Rogéria afirmou, com veemência, que não afetaria, pois a criança, desde cedo, é estimulada ao consumismo, principalmente através da mídia, e o projeto auxilia no preparo deles para enfrentar essa realidade.
Ademais, Rogéria ressaltou que “a mídia não vai parar de vender produto infantil. E a gente vai mostrar pra eles: vocês realmente precisam disso? Vocês sabem as condições financeiras de seus pais? Então, eu creio que, além de ser bom pra eles, é bom para os pais, pois é uma coisa que eles levam pra casa. Há atividades conjuntas com os pais; é muito dinâmico. Então, é uma coisa que ajuda não só as crianças, mas toda a família”.
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Texto: Paulo Sérgio Lopes (estudante do 4º período de Publicidade e Propaganda da UEMG Divinópolis)
Orientação: Professora Daniela Martins Barbosa Couto
Apoio: Elvis Gomes (Assessoria de Comunicação da UEMG Divinópolis) e Wanderson Brandão (Laboratórios dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da UEMG Divinópolis)
DIVINÓPOLIS
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