Bairro Jardinópolis recebe evento realizado em parceria com a UEMG Divinópolis
08/11/2016
Assessoria de Comunicação – UEMG Unidade Divinópolis
“O brincar é universal, mas o espaço e as formas de brincar vêm se modificando com as transformações sociais, diferenciando-se conforme o período histórico, a cultura e a sociedade.” Desta forma a professora Rosângela Maria de Sousa Botelho Dias, psicóloga do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Sudoeste e professora dos cursos de Psicologia e de Serviço Social da UEMG Unidade Divinópolis, justificou a escolha do tema para a criação do Projeto Rua do Brincar, desenvolvido no bairro Jardinópolis, em Divinópolis.
Fotos: Sabrina Brombim/Divulgação
O projeto, cujo objetivo é, segundo a professora, “transformar a rua em espaço para a família e a vizinhança se encontrar, conversar e divertir, proporcionando interação e estímulo à espontaneidade do brincar das crianças, em companhia de pessoas de todas as idades”, realizou um evento de extensão no bairro, no último dia 23 de outubro.
Durante o evento, foram realizadas atividades tradicionais como brincadeiras de roda e jogos infantis, além de oficinas de brinquedos, de massinha e de fuxico, e ações voltadas para o tema da campanha Outubro Rosa, higiene bucal, aferição de pressão e incentivo à alimentação saudável. Ocorreram, ainda, roda de capoeira, jogos olímpicos, jogos de mesa, malabares, apresentação de palhaços e cama elástica, além de roda de contação de histórias e pintura em crianças. Também foram oferecidos ao público pipoca, algodão-doce, chup-chup, cachorro-quente, refrigerante e sorvete.
“Os recursos necessários para o evento foram disponibilizados pela própria comunidade, através de doações. Monitores voluntários atuaram no sentido de orientar e incentivar toda a comunidade a contribuir com a segurança, a organização e a limpeza do ambiente, promovendo o bem-estar de todos os presentes”, ressaltou a professora.
O projeto
De acordo com a professora, as sementes do projeto foram lançadas a partir dos encontros realizados pelo Grupo de Jovens do bairro. “A Rua do Brincar pretende destacar o direito de brincar das crianças, promover socialização e desenvolvimento saudável, assim como, especialmente, fomentar potencialidades do território para a realização de ações coletivas que levem a um compromisso maior de engajamento dos moradores para o enfrentamento dos desafios vivenciados na comunidade”, enfatizou.
O projeto, ainda segundo a professora, destina-se ao desenvolvimento de atividades preventivas, com foco no público infantil, no âmbito do Serviço de Atendimento e Proteção Integral da Família (PAIF), e está sendo desenvolvido em parceria entre a UEMG (por meio dos cursos de licenciatura em Educação Física, de Psicologia e de Serviço Social), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, o CRAS Sudoeste e a Associação dos Moradores do Bairro Jardinópolis. Também participam da iniciativa a Associação dos Artesãos, o grupo do Terço dos Homens do Bairro Jardinópolis, a Pastoral da Criança do Bairro Jardinópolis, a Comunidade Aliança de Misericórdia e a Estratégia de Saúde da Família (ESF Jardinópolis).
DIVINÓPOLIS
|