Capacitação à distância para conselheiros municipais de cultura e patrimônio será iniciada em novembro
31/10/2016
O projeto “Curso de Formação de Conselheiros de Cultura e Patrimônio em Minas Gerais” é o resultado da parceria entre a Universidade de Estado de Minas Gerais – UEMG, a Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais – SEC/MG, o Ministério da Cultura e a UTRAMIG.
O objetivo central do curso é desenvolver um processo de capacitação de integrantes de Conselhos Municipais de Políticas Culturais e de Patrimônio Cultural em Minas Gerais, de forma a contribuir para a sua representação e participação efetiva e qualificada nesses espaços de deliberação.
O curso, que será realizado por meio da modalidade da educação à distância, oferece 320 vagas para conselheiros de todas as regiões do estado.
Como destaca o Coordenador do curso, o Prof. José Marcio Barros, Coordenador da Pós Graduação em Gestão Cultural da UEMG “este curso, além de ser o primeiro curso voltado especificamente à formação de conselheiros de cultura no Brasil, resulta de uma parceria muito rica entre nossa universidade, envolvendo a Pro-reitoria de Extensão, a Faculdade de Políticas Publicas e a Especialização em Gestão Cultural, e outras instituições como o Ministério da Cultura e a Secretaria de Cultura de MG.”
A Profa. Nubia Braga Ribeiro da FaPP/UEMG desempenha a função de vice-coordenadora do curso e acredita que “o curso, a partir do conjunto de módulos que o compõe, permite aliar teoria e prática e se constitui como um espaço de reflexão e debate sobre o lugar que os conselhos ocupam no processo de representação e deliberação no campo da democracia.”
As aulas inaugurais do Curso estão programadas para novembro de 2016 nas Unidades da UEMG e estão assim organizadas:
-
Divinópolis– dia 07/11 segunda-feira
-
Diamantina – dia 10/11 quinta-feira
-
Passos – dia 17/11 quinta-feira
-
João Monlevade – dia 23/11 quarta-feira
-
Leopoldina – dia 30/11 quarta-feira
PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO - PROEX
|