Relações Étnico-raciais em seminário
11/10/2016
Com o objetivo de colocar em discussão temas como memória, resistência, redes sociais, intolerância e as literaturas afro-brasileiras, o Núcleo de Estudos em Afrodescendência (NIEHLAFRO) da UEMG Unidade Ibirité promove o ‘Seminário Resiliência | Relações Étnico-raciais’.
Confira a programação:
Dia 20 | 19h
. Palestra: ‘Literaturas afro-brasileiras: memória e resistência’
. Performance músico-teatral com Cristiane Sobral
Escritora, poeta, atriz, diretora e professora de teatro. Mestre em Artes pela UnB (Estética Negra no Teatro Brasileiro), Cristiane Sobral é carioca e vive em Brasília desde 1990.
É coordenadora Intermediária de Direitos Humanos, Cidadania e Diversidade na Regional de Ensino do Núcleo Bandeirante (DF), e diretora de Literatura Afro-Brasileira no Sindicato dos Escritores do DF. Já publicou os livros ‘Espelhos, Miradouros, Dialéticas da Percepção’ (contos), ‘Não vou mais lavar os pratos’ (poesia) e ‘Só por hoje vou deixar meu cabelo em paz’.
Dia 21 | 19h
. Lançamento dos livros ‘Maju’ (literatura infantil) e ‘Resiliência – diálogos de Facebook’ (poesia).
. Palestra: ‘Redes sociais, informação, superficialidade e intolerância’ com Rosane Borges e Aciomar de Oliveira
Conferencista internacional em comunicação, Rosane é mestra e doutora em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, pós-doutoranda pela mesma Universidade, professora do curso de especialização do Celacc (Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação) da USP, integrante da Cojira-SP (Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial), além de autora e organizadora de diversos livros, entre eles, ‘Espelho infiel: o negro no jornalismo brasileiro’ e ‘Mídia e racismo’.
Aciomar é mestre em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Minas Gerais, onde atua como colaborador do Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Alteridade na Faculdade de Letras, além de professor efetivo e chefe do Departamento do curso de Letras da UEMG Ibirité e coordenador do NIEHLAFRO.
IBIRITÉ
|