12º P&D é encerrado com homenagens e premiações
10/10/2016
Após quatro dias de intensa troca de informações, experiência e vivência, chegou ao fim o 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. A solenidade de encerramento ocorreu no fim de tarde do último dia 7, em que se relembraram as homenagens realizadas durante o evento e procedeu-se à entrega dos prêmios de melhor artigo, melhor pôster e melhor comunicação oral.
Compuseram a mesa de encerramento o reitor da UEMG, professor Dijon Moraes Júnior; a coordenadora do Curso de Moda do Centro Universtário UNA, professora Renata Canabrava; a professora Maria Cecília Loschiavo, representante da área de arquitetura, urbanismo e design junto à Capes; o professor Sérgio Antônio Silva, vice-diretor da Escola de Design da UEMG; a coordenadora de publicações do 12º P&D, Maria Regina Álvares e a professora Rita Engler, coordenadora geral do Congresso.
Rita, inclusive, recebeu uma homenagem dos voluntários do 12º P&D - todos estudantes - pelo trabalho e dedicação a esta edição. E retribuiu: "Sem vocês, nada disto seria possível". Ainda sobre homenagens, a professora Kátia Castilho, do curso de moda da UNA, também a recebeu das mão de Renata: "A professora Kátia é uma profissional a quem todos do campo da moda seremos eternamente gratos, por seu poder mobilizador para organizar a produção acadêmica, o conhecimento científico, por cativar pessoas em seu entorno e por realizar tantos eventos nessa área de interesse", justificou.
Rita representou a UEMG durante a fala de encerramento e agradeceu a todos os envolvidos no êxito do Congresso: "Os trabalhos foram ótimos. Tudo o que eu ouvi foram retornos positivos sobre projetos interessantes e conhecimentos adquiridos. Todos pudemos crescer e aproveitar, o que é mais importante", concluiu.
Ela também anunciou quais serão as instituições que sediarão as próximas duas edições do P&D: em 2018, a Univille (Joinville) e, em 2020, a ESDI (Rio de Janeiro).
Premiações
Coube à professora Maria Regina Álvares, coordenadora de publicações, os anúncios das premiações do evento, que contaram com a avaliação de grupos de professores formados especificamente para a seleção. Foram três categorias: melhor artigo completo, melhor pôster e melhor protótipo. "Tentamos ser o mais justos possível, houve uma seleção rígida", afirmou.
O melhor protótipo ficou com Biko: talher descartável para pequenas porções de alimentos, de Cláudio Magalhães e Daniel Nasajon, da Puc Rio.
O melhor pôster foi Concept Art: recurso educacional sobre concept art destinado a professores e estudantes interessados na área de ilustração, de Thaisa Cristine de Souza Werner, Universidade Positiva
Já o melhor artigo foi Negociações no processo de design: estudos sobre a perspectiva do cliente na validação do projeto, de Danielle Sperb Moraes, com orientação de Guilherme Corrêa Meyer.
|
|
Protótipo Biko |
Artigo negociações no processo de design: estudos sobre a perspectiva do cliente na validação do projeto |
ASSESSORIA DE COMUNICACAO SOCIAL
|