12º Congresso P&D: o design deve se inserir no contexto da ética, defende Loschiavo
07/10/2016
foto: Vinícius Lopes
No dia de encerramento das atividades do 12º Congresso de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, a última palestra foi proferida pela professora titular de design da Universidade de São Paulo, Maria Cecília Loschiavo (foto), durante o período da manhã.
No começo de sua fala, Maria Cecília anunciou a alteração da temática de sua palestra, que foi rebatizada para Conectando Ética e Estética: reflexões sobre Design. Diferentemente dos palestrantes anteriores, decidiu por não utilizar artifícios visuais, preferindo lançar mão de suas anotações para a plateia.
A professora perpassou alguns autores da área para ratificar o momento sócioeconômico enfrentado por todo o planeta, que é "pós-industrial, de hiperconsumismo e descarte massivo", fatores, entre outros, responsáveis pelo aumento considerável de concentração de renda, escassez de recursos naturais, aumento da população de rua e fluxos migratórios forçados.
No Brasil, exemplificou o cenário apresentado nos casos de instabilidade política, na precarização das relações sociais e descréditos nas instituições públicas: "Quando venho a Minas Gerais, me sinto em casa", afirmou. "Este lugar, cuja própria bandeira carrega em seu centro a palavra 'Liberdade', é um lugar especial. Talvez os mais jovens não saibam, mas as gerações anteriores e aqueles que estudaram um pouco a história do nosso país, reconhecem o lugar que este estado ocupa na defesa da Liberdade", afirmou emocionada.
Sobre o estado mineiro, relembrou o episódio da cidade de Mariana, onde um dique de rejeitos de mineração se rompeu há quase um ano, destruiu uma comunidade inteira e deixou um rastro de destruição ao longo do ecossistema do Rio Doce, até chegar ao mar.
Com estreita e longa atuação em defesa da sustentabilidade e da inserção do design como ferramenta para modificação de realidades de populações desfavorecidas, em especial dos catadores de papel e dos moradores de rua, a professora defende que o design seja inserido em um contexto de ética, muito além da produção de desenhos e protótipos, mas de forte atuação social. "O design não pode ser um agente desresponsabilizador", afirmou.
Para ilustrar a atuação responsável que o design deve ter frente aos desafios da contemporaneidade, citou uma banca de doutorado a qual integrou ontem, na cidade de Ouro Preto. A tese, produzida por aluna de doutorado do convênio entre UEMG e UFOP pela Redemat (Rede de Materiais), defende que seja criada no país uma espécie de "mineração" de ouro nos aparelhos eletrônicos que são descartados, o que traria um grande impacto na economia.
Maria Cecília elogiou a proposta, e afirmou ter feito duas sugestões: que deva se estender a todos os outros metais nobres presentes nesses aparelhos (níquel, alumínio, estanho, entre outros), que hoje são vendidos como sucata para outros países que já tem feito essa "mineração de descarte"; e que deva incluir a visão social desse projeto, que venha a resguardar e dignificar o trabalho das pessoas que farão a coleta desses aparelhos para abastecer essa nova indústria.
Ela explica a última preocupação, afirmando que os coletores de recicláveis estão sendo excluídos do negócio que eles próprios iniciaram: "Quando ninguém se preocupava com a questão do descarte, os catadores enxergaram valor no lixo e começaram, por inciativa própria, a realizar a reciclagem. Oportunamente, os empresários absorveram essa iniciativa em seus negócios e apartam essas comunidades dessa atividade econômica", denuncia.
Encerrou sua fala conclamando os estudantes presentes a levar em seu percurso profissional a concepção de um design mais sustentável e social: "Vocês, com seus maravilhosos cabelos, azuis, verdes, tatuagens, são o futuro do design!", concluiu, para ser aplaudida de pé pela maioria dos presentes.
Encerramento
No último dia de atividades, ocorrem até as 17h apresentação de banners, exposições orais, workhops e exposições. No encerramento oficial, previsto para ocorrer às 16h, serão anunciados o melhor artigo acadêmico, pôster e protótipo desta edição.
Na mostra paralela, haverá a abertura do Encontro Entre Mulheres Performers, às 19h, no IDEA Espaço Cultural (Rua Bernardo Guimarães, 1200, Funcionários), com a mesa de conversa Feminino, feminismo, gênero e performance.
Universidade Estadual, Pública, Gratuita e Multicampi
Rodovia Papa João Paulo II, 4143 - Ed. Minas - 8º andar - Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Bairro Serra Verde - Belo Horizonte - MG - CEP: 31.630-900 - Tel: +55 (31) 3916-0471 Aspectos legais e Responsabilidades