|
Congresso P&D apresenta a exposição Práticas do design: um diálogo contemporâneo
06/10/2016
Thaís Pereira/ASCOM-UEMG
Fotos: Vinicius Lopes/ASCOM-UEMG
O 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design (P&D) apresenta durante sua programação, a exposição ‘Práticas do design: um diálogo contemporâneo’, na Casa Una de Cultura. A iniciativa tem o apoio da Casa Cor Minas e tem como objetivo desenvolver novas concepções para o design através de peças renomadas ou de alunos que visam criar produtos de forma consciente e sustentável.
Assim, estão disponíveis para visitação uma série de vestidos para noivas, costurados a mão, criados pela estilista Maria Paula Guimarães. As peças foram confeccionadas a partir de antigos bordados colecionados pela artista, que procura uma nova perspectiva para o seu trabalho.
Também do mundo da confecção, os estilistas Bárbara Cezário e Bruno Pimenta apresentam na mostra a coleção "Roupas em diálogos: design, arte e funcionalidade". Enquanto Bárbara utiliza em suas tramas elementos que facilitam a percepção tátil, como etiquetas em braile, bordados e remodelagens têxteis em alto relevo, provando que é possível a acessibilidade e a inclusão de deficientes visuais na moda; Pimenta, por sua vez, inspira-se no êxodo populacional.
|
Móvel 'Octa Letra' de João Diniz, 2015. |
O ponto de partida foi a exposição homônima Êxodos, do fotógrafo Sebastião Salgado, que retrata os problemas sociais. As peças do estilista trazem estampa militar e escala de cinza, assim como tecidos leves e confortáveis, a fim de representar refugiados e a realidade socioeconômica através dos tempos.
Os visitantes poderão ainda conferir a mostra de mobiliário, que conta com nomes relevantes do Design e Arquitetura, como Olavo Machado, Ricardo Rangel, Sérgio Stark, Gustavo Pianetti, João Diniz, Vittorio Torchetti e Renata da Matta.
Ambas as mostras são parte da programação da semana P&D 2016 e pode ser visitada das 9h às 18h.
Oficina de Jeceaba traz o trabalho da comunidade para o P&D 2016
Parceria da prefeitura de Jeceaba (MG), por meio da Secretaria de Assistência Social (CRAS) com o Centro de Estudos em Design e Tecnologia da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (CEDTec - UEMG), é parte da dissertação do mestrado “O reciclar de uma cidade:um estudo sobre o reaproveitamento de resíduos através de Redes de Design”, desenvolvida pela aluna Ana Carolina Lacerda e orientada pela professora Rita Engler.
O projeto consiste em aulas práticas de criação de objetos em madeira de paletes doados por uma siderúrgica da região, parceira da Oficina, exibindo as muitas possibilidades que este resíduo oferece e estimulando a comunidade a valorizar e explorar o material de forma criativa.
Com sua mostra no P&D, a Oficina de Jeceaba expõe bancos e luminárias feitos de madeira e inspirados na ferrovia mineira (foto). A premissa é, a partir da elaboração das peças criativas, não deixar que os moradores do município, participantes do projeto, percam sua identidade.
Charles Arcanjo, estudante da UEMG, faz parte da Oficina e demonstra satisfação em ver o projeto crescendo: “fazer parte da exposição é muito importante para propagar a ideia fora da comunidade", ressalta. "desde o início, temos recebido apoio e hoje mantemos parcerias importantes e diversos participantes nas aulas práticas".
Tal projeto levou o município de Jeceaba a receber menção honrosa, em maio deste ano, no Prêmio Mineiro de Boas Práticas, da Associação Mineira de Municípios.
ASSESSORIA DE COMUNICACAO SOCIAL
|