Reitor entrega Comenda da Paz Chico Xavier 2016 em Betim para idealizadora do Salão do Encontro
28/09/2016
|
Dona Noeme assina o recebimento da Comenda - entre o reitor da UEMG, Dijon Moraes Júnior, à direita; o chanceler da Comenda, Joaquim Cabral Netto, à esquerda, e o chefe de gabinete da Reitoria da UEMG, Eduardo Santa Cecília. |
Quando a cerimônia de entrega da Comenda da Paz Chico Xavier 2016 ocorreu no mês de junho, uma ausência foi bastante sentida: a educadora e artesã Noeme Macedo Gontijo, fundadora e dirigente do Serviço Assistencial Salão do Encontro desde 1970, não pôde estar presente como uma das agraciadas devido a recomendações médicas.
Na tarde do dia 27 de setembro, representantes do Comitê da Comenda da Paz Chico Xavier foram ao encontro de Dona Noeme, em Betim, para o reconhecimento a uma vida dedicada à promoção social no município, criando perspectivas de renda a partir da produção artesanal e atuando decisivamente na vida de crianças, adolescentes, adultos e idosos da região. Segundo a educadora, mais de mil pessoas já teriam passado pela instituição e ali encontraram a oportunidade de desenvolver uma profissão e a partir dela gerar renda.
Pela primeira vez, desde sua criação, a entrega da honraria foi realizada fora da cidade de Uberaba. A comitiva de entrega, entre outros, contou com a presença do chanceler da Comenda, Joaquim Cabral Netto, e do professor Dijon Moraes Júnior, reitor da Universidade do Estado de Minas Gerais, instituição que indicou Noeme como uma das agraciadas deste ano. Acompanhada pela família, Dona Noeme, aos 92 anos recebeu a homenagem com muita emoção.
O reitor, que também já foi homenageado com a Comenda em 2013, explicou que a indicação da artesã pela Universidade ocorreu pelas semelhanças da atuação de ambos na sociedade: "Nossa Universidade tem uma função social marcante, auxiliando a formação profissional de milhares de pessoas, que de outra forma não conseguiriam ter acesso ao ensino superior, trazendo esperança a jovens e suas famílias", contextualizou. "Assim, nossa indicação veio exatamente ao encontro desse pensamento, ao reconhecer semelhanças do que preconizamos no trabalho que Dona Noeme realiza, dando oportunidades a jovens que se formam marceneiros, tapeceiros e artesãos. Um trabalho que possui todos os predicados necessários para o recebimento dessa Comenda, que é o pensamento e ação altruísta, abdicação da vontade pessoal por uma causa, em prol do outro", comparou.
Agraciados 2016
Na cerimônia realizada no dia 10 de junho, em Uberaba, o Governo de Minas agraciou, além de Dona Noeme, as seguintes personalidades e organizações:
- Aldo Rebelo, ex-ministro da Defesa
- Ananias Neves Ferreira, advogado
- Joana Giorgette, presidente da Associação de Promoção do Menor
- José Ricardo Braga, administrador
- Maria Elisa Dias, pedagoga
- Fábio Alves dos Santos, professor ( in memoriam)
- Albergue Fraterno Bezerra de Menzes
- Grupo Santa Casa de Belo Horizonte
- Núcleo de Voluntários de Combate ao Câncer de Sete Lagoas
- Associação dos Voluntários do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Comenda da Paz Chico Xavier
A trajetória de vida e filantropia de Chico Xavier inspirou o então deputado estadual Paulo Piau, em 1999, a criar a Comenda da Paz Chico Xavier. A medalha visa a homenagear pessoas físicas ou jurídicas que tenham se destacado na promoção da paz e do bem-estar social.
Anualmente o Governo de Minas e um Comitê instituído especialmente para esse fim indica nomes e entidades que atingiram os propósitos da criação da Comenda.
Durante o evento de entrega da edição de 2016, foi inaugurado em Uberaba o Memorial Chico Xavier, que conta com 187 obras escritas pelo médium, além de um acervo de fitas e livros sobre a história de Chico.
A expectativa é de que no local sejam promovidas ações sociais e eventos culturais, como oficinas, cursos, palestras e seminários.
( Fotos das retrancas: Renato Cobucci/Imprensa MG)
ASSESSORIA DE COMUNICACAO SOCIAL
|