Em comemoração ao dia do Psicólogo, curso de Psicologia da UEMG Divinópolis realizou semana acadêmica
26/08/2016
Assessoria de Comunicação – UEMG Unidade Divinópolis
Durante três dias, alunos, professores e profissionais discutiram e refletiram sobre “As práticas em Psicologia e sua diversidade: caminhos, desafios e possibilidades”, durante a semana acadêmica do curso de Psicologia da Unidade Divinópolis, realizada entre os dias 22 e 24 de agosto. A semana aconteceu em comemoração ao dia do Psicólogo, que será comemorado no dia 27 de agosto, próximo sábado.
A organização da semana ficou por conta dos alunos do 2º e 6º períodos, que montaram uma comissão, composta por cerca de 20 alunos. Anna Lúcia Silva, do 6º período noturno, explicou como o trabalho foi desenvolvido. “Tudo começou a partir da iniciativa da professora Cristiane Nogueira que propôs a realização deste evento em sala de aula. A partir da montagem da comissão, criamos um nome para o evento, definimos as temáticas e, em seguida, nos dividimos em subgrupos em que cada um se responsabilizou por alguma atividade, como a divulgação, convite aos palestrantes e apresentações culturais, além do cerimonial”, explica a estudante.
(Foto: André Camargos/Assessoria de Comunicação)
A professora Cristiane Nogueira (primeira à esquerda) durante a abertura da Semana
As atividades foram desenvolvidas nos períodos da manhã, tarde e noite, deixando o auditório da unidade lotado em todos os eventos, sendo eles apresentações culturais, palestras e oficinas. A professora Cristiane Nogueira, uma das organizadoras do evento, enfatizou a importância deste tipo de atividade para o processo de formação dos alunos. “As atividades fora do rigor da sala de aula oxigenam o processo de formação e de reflexão dos acadêmicos, sendo uma oportunidade singular para debatermos temas e práticas atuais, relevantes ao exercício da profissão”, enfatiza a professora.
Um dos temas apresentados durante a semana foi Psicologia Positiva, exposto na palestra de encerramento, ministrada pela psicóloga Renata Livramento, doutora e mestre em administração, coach e fundadora e presidente do Instituto Brasileiro de Psicologia Positiva. Durante a palestra, a psicóloga explicou que a Psicologia Positiva é um movimento científico, que surgiu no final da década de 1990 quando Martin Seligman, presidente da APA (American Psychological Association), percebeu o excesso de estudos sobre a depressão e poucos estudos sobre a felicidade. A partir desta constatação, ele iniciou as pesquisas e propôs a mudança de foco, saindo dos problemas e concentrando-se mais nos aspectos positivos da vida. Desta forma, o foco passa a ser o bem-estar, o que amplia a qualidade de vida.
(Foto: Isabella Marques/Assessoria de Comunicação)
A psicóloga Renata Livramento na palestra de encerramento da Semana
Com o amplo leque de estudos e linhas de pesquisa apresentados durante a semana, percebe-se o desafio de alunos, professores e profissionais em compreender as variáveis dentro da Psicologia. “Entendemos que, hoje, devemos falar de Psicologias, pela pluralidade de teorias e pela multiplicidade de práticas que esta ciência comporta. Assim, discutir a diversidade da Psicologia é reconhecer sua heterogeneidade sendo que compreender a diversidade humana é uma questão crucial para a Psicologia”, finalizou a professora Cristiane.
DIVINÓPOLIS
|