Inova Minas aconteceu no último final de semana com participação da UEMG
09/08/2016
com informações e fotos da FAPEMIG e UEMG Escola de Design
De 05 a 07 de agosto, o público teve a oportunidade de acompanhar o II Inova Minas FAPEMIG, na Alameda do Conhecimento, no Circuito Liberdade (BH/MG).
Realizada por meio da SECTES e da FAPEMIG, o evento apresentou temas como a Ciência e Tecnologia a serviço da saúde, Ambientes de Inovação para a Cultura Maker, a nanotecnologia e suas aplicações e "Da Ideia para o Mercado: Estrutura de apoio a novos negócios" foram alguns dos assuntos abordados.
O objetivo da feira foi divulgar, junto à sociedade, o esforço realizado pelas universidades, centros de pesquisa e empresas para o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação no Estado. Para isso, foram apresentados projetos de pesquisa que contribuem para solucionar problemas do nosso cotidiano.
O evento ainda reuniu diversas atividades voltadas ao público infantil e juvenil, sendo que a ideia foi despertar o interesse das crianças e dos adolescentes pela ciência e tecnologia desde cedo.
Todos os pesquisadores foram convidados a apresentar suas pesquisas em uma linguagem acessível à população através de PITCHs (vídeos de curta duração). O evento recebeu mais de 200 inscrições de projetos, sendo 40 selecionados a apresentar os resultados de sua pesquisa.
Nestes três dias de mostra, foram mais de 150 pesquisadores envolvidos, e mais de 15 mil visitantes, que tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as inovações e pesquisas desenvolvidas. A comunidade teve acesso direto aos pesquisadores onde poderiam tirar suas dúvidas e compreender como o projeto, a ciência, a tecnologia e a inovação são importantes para nossa sociedade.
PARTICIPAÇÃO DA UEMG
Presente ao evento o reitor da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Dijon Moraes Júnior, ressaltou que "o Inova Minas representa o resultado dos investimentos da FAPEMIG na pesquisa em Minas Gerais, onde a universidade participa através de projetos e recebimento de bolsas em ações acadêmicas que revertem em projetos que objetivam uma melhor qualidade de vida para os cidadãos. A UEMG vê este evento domo de grande importância na disseminação e divulgação desses resultados para a comunidade.
A UEMG foi representada por três projetos desenvolvidos pelo CEDTec (Centro de Estudos em Design & Tecnologia da Escola de Design): o Food Design - Um estudo sobre a obesidade infantil, o Librário e o projeto Oficina Jeceaba: o reciclar de uma cidade. Todos os projetos apresentam um caráter extensivo em que são feitas oficinas em que a comunidade é beneficiada.
O Food Design: um estudo para a redução da Obesidade Infantil faz parte do Programa de Pós-graduação da Escola de Design (PPGD) da UEMG, e busca, através da ludicidade dos jogos e das oficinas em escolas da rede pública de ensino, buscar incentivar as crianças a práticas que conduzem a uma vida mais saudável.
O Librário é um jogo que consiste em um baralho de cartas com sinais em libras e palavras em português, que busca divulgar as libras por meio dos jogos. A novidade do Librário, é que além dos dois baralhos existentes, agora existe também o aplicativo digital, como opção de divulgação do projeto.
A Oficina Jeceaba é um projeto que busca a capacitação de comunidades, valorização do território e geração de renda, apresentando como resultados, móveis e peças decorativas com a identidade da comunidade. O projeto disponibilizou peças para a montagem de uma exposição interativa, em que os visitantes podiam sentar e descansar no lounge criado.
A mostra INOVA MINAS foi um sucesso, principalmente por aproximar a comunidade das pesquisas e inovações que têm sido desenvolvidas para beneficiar os próprios cidadãos.
Como destacou o presidente da FAPEMIG, Evaldo Vilela, "é preciso que os conhecimentos desenvolvidos em universidades e centros de pesquisa sejam mais conhecidos e utilizados para movimentar a economia. A mostra permite que o conhecimento produzido na academia seja mostrado para o cidadão. São projetos financiados com dinheiro público e que têm impacto na vida de todos”.
Links relacionados:
Oficina de Jeceaba: Sustentabilidade Social, Econômica e Ambiental
Projeto Librário, da Escola de Design, agora também em versão virtual
Projeto Oficina de Jeceaba recebe menção honrosa no Prêmio Mineiro de Boas Práticas da Associação Mineira de Municípios
Oficina de Jeceaba promove exposição de projetos na ED
REITORIA
|