Estudantes do Ensino Médio podem se inscrever no Programa Jovens Embaixadores
27/07/2016
Fonte: Diário Oficial do Estado de Minas Gerais
Até o dia 19 de agosto, estudantes do Ensino Médio interessados em participar de um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos podem se inscrever na edição do Programa Jovens Embaixadores. As inscrições podem ser feitas no site www.jovensembaixadores.org/2017/.
Para participar é necessário que o aluno tenha entre 15 e 18 anos; pouca ou nenhuma experiência anterior no exterior (caso o candidato já tenha participado de outro intercâmbio, este não pode ter excedido a 20 dias); boa fluência oral e escrita em inglês; seja aluno do Ensino Médio na rede pública; esteja atualmente engajado em atividades de responsabilidade social/voluntariado, além de comprovar já ter realizado ao menos 12 meses – contínuos ou não – de voluntariado; entre outros.
Os selecionados viajam em janeiro de 2017 para um programa de três semanas nos Estados Unidos. Durante a primeira semana, conhecem Washington, capital daquele país, e seus principais monumentos, participam de reuniões com organizações do setor público e privado, visitam escolas e projetos sociais e participam de oficinas sobre liderança e empreendedorismo jovem.
Na outra semana, os participantes são divididos em grupos menores e viajam para diferentes estados norte-americanos, onde são recebidos por famílias anfitriãs, frequentam aulas em escolas locais e interagem com estudantes americanos da mesma idade, participam de atividades de responsabilidade social e cultural nas comunidades e fazem apresentações sobre o Brasil.
A experiência de ser um Jovem Embaixador oferece aos estudantes a oportunidade de expandir os seus horizontes, ao mesmo tempo em que eles auxiliam no fortalecimento dos laços de amizade, respeito e colaboração entre o Brasil e os Estados Unidos. Outras informações na página oficial do programa no Facebook.
PARCERIA - O programa é destinado a jovens de 15 a 18 anos, que cursam o Ensino Médio na rede pública e que são exemplos em suas comunidades, por meio de sua liderança, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa. O programa é financiado pelo Governo dos Estados Unidos e conta com o apoio de parceiros dos setores público e privado.
A iniciativa foi criada pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e o primeiro grupo viajou em 2003. A partir de 2012, o programa passou a ser reproduzido em todos os países do continente americano. Desde 2003, 467 jovens brasileiros já participaram do programa.
Os parceiros nessa iniciativa são: o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e as secretarias estaduais de Educação, a rede de Centros Binacionais Brasil-Estados Unidos, e também, as empresas FedEx, MSD, Microsoft, Bradesco, IBM e a Boeing Brasil.
MINEIROS - Em 2015, Minas Gerais marcou presença no Jovens Embaixadores. Os estudantes Luísa Guerra da Silva Rocha, da Escola Estadual Governador Lacerda de Aguiar, no município de Itabirinha, e Leonardo Rodrigues Resende, da Escola Estadual Gregoriano Canedo, em Monte Carmelo, participaram da iniciativa.
Além deles, outros três estudantes de escolas públicas mineiras tiveram a oportunidade de participar desta experiência fora do País: Amanda de Souza Teixeira, do Colégio Tiradentes, de Lavras; Karen Kristine Ferreira Muniz, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - Campus Uberlândia; e Sabrina Oliveira Melo, do Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais, de Belo Horizonte.
ASSESSORIA DE COMUNICACAO SOCIAL
|