|
Funcionários da Reitoria ministram oficinas e minicursos em Festival de Inverno de Diamantina
20/07/2016
Atualizado em 27/07
Quatro servidores da reitoria ministraram oficinas e minicursos para os participantes, durante o mês de julho, dentro de suas respectivas áreas de conhecimento e atuação, representando a Universidade do Estado de Minas Gerais no Festival de Inverno de Diamantina.
A servidora Marina Silva ministrou, nos dias 18 e 19 de julho, a oficina Oratória: A arte da Comunicação. A oficina teve um total de 11 participantes e tinha como foco preparar o participante para a comunicação em público, considerando os aspectos técnicos dos atos comunicativos e da linguagem corporal.
Segundo Marina, a oficina ofereceu, ao mesmo tempo, uma abordagem geral sobre importância da oratória para a vida profissional, com momentos práticos para que o participante pudesse aplicar as técnicas abordadas no curso, dialogando a teoria com a prática.
Por sua vez, o servidor Alan Cordeiro (na foto acima, de blazer cinza) ministrou a oficina Formação de Gestores Culturais. Além de buscar fomentar a capacitação em Gestão Cultural na cidade histórica, o treinamento buscou, entre outros objetivos, capacitar os participantes para a compreensão da cultura como direito nas dimensões simbólica, cidadã e econômica e apresentar aos participantes instrumentos e ferramentas de gestão de políticas públicas.
Para conversar sobre Feminismos, empoderamento e autonimia feminina, o público diamantinense recebeu a servidora Bárbara Quadros (na foto ao lado, sentada), nos dias 17 e 18 de julho. Durante o curso, traçou-se um histórico do movimento feminista, seus objetivos, reinvindicações, conquistas, avanços e pautas recentes, destacando a importância desse movimento para as medidas de proteção a mulher. Foi abordado também a teoria feminista e suas diversas vertentes.
Além disso pretendeu-se com o curso ajudar mulheres para o desenvolvimento de sua autoestima e conhecimento de seus direitos, discutindo questões como políticas de equidade de gênero, direitos das mulheres, autonomia financeira, independência emocional, maternidade entre outros.
O curso contou com a participação de público diversificado, incluindo turistas estrangeiros e estudantes da UFVJM e UEMG Diamantina. A carga horária foi dividida em momentos de teoria, história, relatos de experiência e debates, permitindo também uma participação horizontal dos alunos.
A servidora Bárbara Quadros Macedo Riquetti, é graduada em História (licenciatura e bacharelado) pela Universidade Federal em Uberlândia, militante feminista, pesquisadora do movimento focando no subtema ‘’Violência contra a mulher e culpalização da Vítima’’.
Já o servidor Carlos Eduardo Costa (Cadu / foto ao lado), ministrou, no dia 15 de julho, o minicurso Criação de Personagens: fotografando e desenhando a identidade. Uma abordagem reflexiva sobre o termo “identidade”, somou-se a experiências práticas de criação de personagens, com registros expressivos por meio da fotografia e desenho básico.
Os participantes, de várias idades e interesses, puderam vivenciar, discutir e problematizar o sentido de alguns processos criativos, frente às suas práticas e expectativas: do prazer expressivo de desenhar e escrever à elaboração de metodologias didáticas.
O servidor tem graduação pela própria UEMG, no curso de Artes Visuais Licenciatura da Escola de Design, e atua em oficinas há vários anos. “A colaboração na realização do Festival, além dos bastidores de organização, atuando na ponta, junto ao público do evento, proporciona um maior envolvimento com as atividades de extensão realizadas pelas unidades acadêmicas da UEMG. Isso contribui com nossa prática profissional, além de utilizarmos nossa formação em prol das ações da Universidade” afirma Cadu.
PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO - PROEX
|