Seminário apresenta projetos desenvolvidos por alunos de Engenharia de Produção da UEMG Divinópolis
15/07/2016
Assessoria de Comunicação – UEMG Unidade Divinópolis
Biscoitaria Tia Gil, Minas Móveis, Vitrotec, Tecnex e Temperar. Estes são apenas alguns dos cerca de 40 trabalhos apresentados durante os seminários do TIM (Trabalho Integralizador Multidisciplinar) realizados entre os dias 4 e 8 de julho pelo curso de Engenharia de Produção da UEMG Unidade Divinópolis.
De acordo com a coordenadora do curso, professora Vânia Ventura, as ações do TIM começam no 2º período, quando os alunos definem o ramo de atividade com o qual irão trabalhar até o 9º período. “Cada grupo, a maioria composta por seis estudantes orientados por um professor, realiza visitas técnicas a empresas consolidadas no mercado com o objetivo de verificar o funcionamento delas e basear as atividades da empresa fictícia que apresentarão durante os seminários do TIM, ocorridos no final de cada semestre”, destacou.
Foto: Isabella Marques
Conforme ainda a professora, “os alunos utilizam as ferramentas de engenharia ensinadas em cada disciplina do período em curso de forma integrada, simulando todo o processo de produção e gestão de uma empresa”. “Ao final do curso, eles elaboram um artigo sobre os conteúdos do TIM e que se tornará o trabalho de conclusão do curso, conforme descrito no PPC (Projeto Pedagógico do Curso)”, completou.
Formação
O coordenador do TIM, professor Paulo Paduano, ressaltou a importância do desenvolvimento dos trabalhos para a formação dos futuros engenheiros de produção: “O TIM é muito importante porque a área de atuação do engenheiro de produção é muita ampla. Ele pode trabalhar em setores tais como compras, comercial, programador da produção, marketing, financeiro, supervisor de linha, analista de PCP, gerente de produção e diretor industrial, dentre tantas áreas de atuação”.
Foto: Elvis Gomes
E completou o professor: “Cada vez mais a Engenharia de Produção vem tendo papel de destaque no desenvolvimento da sociedade brasileira, já que profissionais desta área estão sendo requisitados para gerenciar organizações. Esta procura acontece por profissionais capacitados para resolver os problemas e gerar soluções na produção de bens e serviços das empresas, com a finalidade de aumentar sua produtividade e serem mais rentáveis”.
DIVINÓPOLIS
|