Grupo da Escola de Design cria horta urbana na Virada Cultural de BH
13/07/2016
O Grupo Cultura Sistêmica, da Escola de Design da UEMG, coordenado pela Prof. Rosângela Míriam Mendonça, participou, na última sexta-feira (dia 8), de uma ação pré-Virada Cultural, na região do Circuito Cultural Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. Junto de alunos do colégio Imaco, o grupo construiu jardineiras de capilaridade nos jardins localizados entre o Memorial Vale e o Museu das Minas e Metal, utilizando embalagens para transporte de peixes (caixas de isopor).
O Cultura Sistêmica, no âmbito de seus projetos de pesquisa e extensão, tem desenvolvido atividades relacionadas ao movimento de criação de hortas e jardins urbanos (com os bolsistas Ian Souza e Pedro Torres), sendo um de seus parceiros o Grupo Verde Comunitário, do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. A coordenadora deste grupo, prof. Marina Alvim, é que convidou o coletivo da UEMG a participar de uma rede de transformação, formada também por gestores do IEPHA e dos museus citados, a qual foi responsável pela intervenção na Praça da Liberdade.
Seguindo o conceito de transculturalidade, a ideia é que essa rede proponha a criação e execução de intervenções de design sistêmico e agroecologia no espaço externo adjacente aos museus e na região da Biblioteca Central.
ESCOLA DE DESIGN
|