|
Abertura do I Congresso Estudantil da UEMG ocorreu nesta manhã
05/07/2016
A manhã do dia 5 de julho de 2016 reservou um momento histórico para a representação discente e o movimento estudantil da Universidade do Estado de Minas Gerais: iniciou-se a realização do I Congresso Estudantil da UEMG (CONUEMG), que deverá propiciar a unificação de pautas dos estudantes de todas as Unidades Acadêmicas e centralizá-las sob a gestão de um inédito Diretório Central dos Estudantes (DCE).
O I CONUEMG ocorre entre os dias 4 e 7 de julho de 2016, em Belo Horizonte, no Sesc Venda Nova, e possui uma programação que elaborará e aprovará um estatuto para o DCE e realizará a votação de chapas constituídas para a primeira direção do Diretório.
Além do DCE, serão debatidas outras pautas que constituirão o posicionamento discente em temas essenciais ao mundo acadêmico, como o fortalecimento de universo da pesquisa, desenvolvimento e produção científica; a gestão de uma universidade multicampi; democratização do acesso ao ensino superior; políticas de assistência estudantil; a extensão universitária como diálogo com a sociedade; financiamento das universidades estaduais, entre outros temas.
A mesa de abertura do evento contou com a participação do reitor e do vice-reitor da Universidade, respectivamente, professores Dijon Moraes Júnior e José Eustáquio de Brito. O reitor exaltou a realização do evento pelos estudantes, que culminará com a criação de um movimento unificado e organizado capaz de dialogar nas várias instâncias universitárias e mesmo dentro do próprio estado.
Afirmou que a Universidade enfrenta desafios crescentes e espera que o movimento estudantil se organize para unir esforços para a edificação de uma instituição ainda mais forte. Relembrou que o processo de estadualizações ocorrido entre 2013 e 2014 trouxe uma nova realidade e apontou que a questão mais premente na Universidade é a realização de concursos públicos para professores. "Não é possível uma Universidade com 1.670 professores ter, entre eles, apenas 127 como efetivos. Essa realidade repercute diretamente em todas as ações de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade". Ainda citou que as questões de autonomia financeira e administrativa da Universidade precisam ser urgentemente resolvidas.
O vice-reitor José Eustáquio de Brito também parabenizou os estudantes presentes dizendo que o evento representa o que a UEMG é em essência: a diversidade, manifestada pelos diversos cursos, discursos, saberes e unidades. Afirmou que desde 2014, existe um obstinado compromisso da reitoria para viablizar e estabelecer a discussão sobre o movimento estudantil na instituição.
"Lembro-me de 2014, por ocasião da realização do Seminário de Pesquisa e Extensão, em que discutíamos a necessidade de fortalecimento do movimento estudantil, para que não só os estudantes tivessem espaço nos assentos institucionais, como o Conselho Universitário, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, como também o fato dos estudantes se representarem em todos os espaços em que a UEMG se faz presente", afirma.
A estudante do 5º período de Artes Visuais da Escola de Design da UEMG em Belo Horizonte, Jéssica Marroques, é uma das integrantes da Comissão Organizadora do I CONUEMG. Segundo ela, o movimento estudantil é reivindicatório e surgiu espontaneamente dentro das próprias Unidades Acadêmicas.
Encontrou respaldo e parceiros na reitoria da UEMG e nas associações estudantis estadual e federal (UEE-MG e UNE) para a realização do Congresso e para a constituição do DCE. Para ela, a efetivação da entidade de representação dos estudantes passará pelo início da mudança de cultura e mentalidade dos estudantes da Universidade. "Minas Gerais é um estado enorme, nossas Unidades Acadêmicas estão espalhadas por todo o território e me deixa feliz saber que estamos começando a nos reconhecer não somente como Unidades, mas como Universidade do Estado de Minas Gerais", afirma.
Segundo a organização do evento, cerca de 180 estudantes de todas as Unidades Acadêmicas estão presentes em Belo Horizonte, hospedados no Sesc Venda Nova. Durante todos os dias de conversas, são esperadas as participações também dos pró-reitores da Universidade, para ampliar o alcance dos diálogos, expectativas e proposições. Equipe organizadora do I CONUEMG
ASSESSORIA DE COMUNICACAO SOCIAL
|