Educação e laicidade foi tema de mesa-redonda realizada na UEMG Divinópolis
13/06/2016
Assessoria de Comunicação – UEMG Unidade Divinópolis
Na noite de quarta-feira (8 de maio), o Núcleo de Estudos sobre a Diversidade, da UEMG Unidade Divinópolis, realizou uma mesa-redonda sobre o tema “Educação e laicidade”. Na ocasião, alunos, professores e servidores lotaram o auditório da unidade.
Na abertura, a professora Rosana Rios Corgosinho, coordenadora do núcleo, fez uma breve apresentação sobre os trabalhos que o núcleo vem desenvolvendo e apresentou a equipe do NEPE (Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão).
A coordenadora falou, ainda, da importância de temas como este serem discutidos na Universidade: “Essa discussão é muito importante no ambiente universitário. A Unidade Divinópolis possui vários cursos de formação de professores, e esses futuros profissionais atuarão no ensino básico e devem estar preparados para lidar com todo tipo de diversidade”.
(Fotos: Isabella Marques/Assessoria de Comunicação UEMG Divinópolis)
A professora Rosana Rios durante a abertura do evento
A professora Rosana explicou, também, que a equipe de professores que compõe o Núcleo de Estudos sobre a Diversidade avaliou de forma positiva este evento: “Conseguimos mobilizar um número expressivo de alunos e professores dos cursos de licenciatura e de bacharelado. Também estiveram presentes vários professores que atuam na rede pública municipal. A ideia é que as reflexões continuem”.
A mesa foi mediada pela professora Eloisa Borges, do curso de Psicologia da UEMG Unidade Divinópolis. Os participantes da mesa foram o geógrafo Alex Kiefer, o psicólogo Guaraci Maximiano dos Santos, o filósofo Marco Antonio de Lara e o teólogo Rogério Tiago Miguel. Os quatro são mestres em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).
Ao centro, a professora Eloísa Borges inicia as discussões
O objetivo deste evento, dentre outros, foi o de discutir as diferenças presentes no ambiente escolar e as culturas diversas que precisam ser respeitadas dentro deste espaço. “Educação e laicidade é um tema de interesse democrático, pois coloca em evidência a necessidade de efetivação de uma educação inclusiva. Os profissionais da educação precisam garantir a liberdade religiosa dos educandos, vedando quaisquer formas de proselitismo”, finalizou a professora.
DIVINÓPOLIS
|