Semana de Museus é realizada com êxito na UEMG Unidade Divinópolis
03/06/2016
Assessoria de Comunicação – UEMG Unidade Divinópolis
Entre os dias 16 e 20 de maio, aconteceu, na UEMG Unidade Divinópolis e em outros pontos da cidade, a 14ª edição da Semana de Museus, que teve como tema “Museus e paisagens culturais”.
A partir do acervo do Centro de Memória Professora Batistina Corgozinho (Cemud), a equipe do centro se reuniu e discutiu formas sobre como trabalhar a temática proposta pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) para a semana. Neste sentido, foram selecionadas três paisagens culturais em Divinópolis que foram construídas, destruídas, apropriadas, reapropriadas e ressignificadas. São elas: a antiga praça do Largo do Rosário, atual praça do Mercado Municipal; a antiga praça Benjamin Constant, antiga praça da Estação, antiga rodoviária e atual Centro de Especialidades Médicas; e a praça do Largo da Matriz, atual praça da Catedral. “A partir dessas escolhas, nós quisemos chamar a atenção para essa transformação do espaço urbano, para essa construção e reapropriação, que é uma forma também de refletir sobre o nosso patrimônio e sobre a nossa cidade que está em constante mudança”, ressaltou a professora Flávia Lemos, coordenadora do Cemud.
Foto: Elvis Gomes/Assessoria de Comunicação
No dia 16, durante a abertura do evento, no auditório da unidade, foi lançada a página do acervo de Halim Souki no Portal EmRedes e realizada uma mesa-redonda sobre o tema “Paisagem cultural e patrimônio regional: políticas e desafios”.
No dia 18, foi realizada uma intervenção no recanto da unidade em que o artista William Pinguim desenvolveu uma oficina de grafite com o objetivo de revitalizar o espaço. Os alunos participantes puderam acompanhar e aprender técnicas básicas de grafite com o artista.
Foto: André Camargos/Assessoria de Comunicação
Já no dia 20, foi realizada uma visita guiada que contou com a participação de alunos da Escola Estadual Antônio Gonçalves de Matos, de Itaúna, com objetivo de proporcionar aos alunos o reconhecimento e a identificação dos patrimônios e paisagens culturais de Divinópolis.
Nos dias 16, 17 e 18, ocorreram oficinas de educação patrimonial com os visitantes da semana. Já em todos os dias da semana aconteceram visitas orientadas ao acervo do Cemud, além de duas exposições: uma fotográfica colaborativa, que foi ilustrada com fotos de membros da comunidade, e outra que abordou a apropriação, a reconstrução e a transformação da paisagem cultural e urbana de Divinópolis.
Foto: André Camargos/Assessoria de Comunicação
O evento contou com a participação e o apoio de cerca de 30 alunos de diferentes cursos da unidade. Este apoio foi fundamental para a organização e o desenvolvimento da semana, que recebeu a visita de 12 escolas municipais e estaduais da Educação Básica de Divinópolis, Carmo do Cajuru, Itaúna e São Gonçalo do Pará, além de outros membros da sociedade.
DIVINÓPOLIS
|