|
Professora da UEMG Divinópolis publica artigo científico em periódico internacional
01/06/2016
Assessoria de Comunicação – UEMG Unidade Divinópolis
A professora Isabel de Sousa Amorim, que leciona a disciplina Estatística e Probabilidade nos cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Produção da UEMG Unidade Divinópolis, publicou, no periódico Food Quality and Preference, o artigo 'Delta-tilde interpretation of standard linear mixed models results' (em português: Interpretação dos resultados de modelos lineares mistos, baseado em delta-tilde). O periódico é publicado pela Elsevier, com sede na Holanda e considerada uma das mais conceituadas editoras do mundo nas áreas de Ciência, de Tecnologia e da Saúde.
Segundo a professora, o artigo foi produzido a partir da sua pesquisa de doutorado e “apresenta um método gráfico baseado nas estimativas de tamanho do efeito (delta-tilde) como uma maneira de aprimorar a interpretação dos resultados do teste F [teste estatístico em que a estatística de teste segue uma distribuição F sob a hipótese nula]. A análise de variância é um dos métodos estatísticos mais utilizados para investigar as diferenças entre os produtos em estudos sensoriais. Entretanto, os resultados da análise de variância geralmente focam apenas nos valores-p. Do ponto de vista prático, é relevante complementar os resultados do teste F com alguma estimativa do tamanho do efeito”, explicou.
A professora Isabel de Sousa Amorim durante aula que faz parte do projeto de extensão Programa de Aprimoramento em Estatística para Docentes, da UEMG Unidade Divinópolis (foto: Elvis Gomes)
Publicado no volume 49 do periódico, de abril último, o artigo é parte dos resultados da pesquisa desenvolvida pela professora durante o doutoramento em Estatística e Experimentação Agropecuária na Universidade Federal de Lavras (UFLA), sob orientação do professor Renato Ribeiro de Lima. “Para propor o método baseado na estimativa delta-tilde, utilizamos a estreita relação entre o d-prime dos modelos da teoria de detecção de sinais, conhecidos como modelos de Thurstone, e a medida d de Cohen, que é o tamanho do efeito para análise de variância em modelos mistos. Para o caso de dados balanceados, a estimativa do delta-tilde é obtida através de uma simples transformação da estatística F”, completou a pesquisadora.
Ainda de acordo com a professora, “uma generalização do método, que permite estimar o tamanho do efeito para casos mais complexos, onde há desbalanceamento ou dados faltosos”, foi desenvolvida durante o período em que ela estudou na Technical University of Denmark (DTU), na Dinamarca, sob orientação do professor Per Bruun Brockhoff, com bolsa de doutorado sanduíche concedida pelo CNPq, por meio do Programa Ciência Sem Fronteiras. Também participaram deste trabalho a pesquisadora da DTU Alexandra Kuznetsova e o pesquisador Søren Bech, da empresa dinamarquesa Bang and Olufsen A/S. O método foi implementado no pacote SensMixed e está disponível no programa estatístico R (www.r-project.org).
“Uma das principais vantagens de se avaliar os resultados da análise de variância utilizando o gráfico baseado no delta-tilde é permitir a comparação do tamanho do efeito entre os fatores, o que é ainda mais relevante em situações em que há mais um fator e muitos atributos em estudo”, concluiu Isabel.
Embora este trabalho já tenha sido concluído, a professora, que coordena dois projetos de pesquisa e um de extensão na UEMG Unidade Divinópolis, ressaltou que ainda mantém parcerias com pesquisadores da UFLA e da DTU, desenvolvendo pesquisas em sensometria, área da ciência que aplica métodos estatísticos para analisar dados sensoriais.
Clique aqui para acessar o artigo
DIVINÓPOLIS
|