|
Marcha de usuários marca comemoração do Dia Nacional da Luta Antimanicomial
20/05/2016
Assessoria de Comunicação – UEMG Unidade Divinópolis
Estudantes e professores do curso de Psicologia da UEMG Unidade Divinópolis participaram, neste 18 de maio (Dia Nacional da Luta Antimanicomial), das marchas de usuários dos serviços de saúde mental realizadas em Divinópolis e em Belo Horizonte. As atividades fizeram parte da programação realizada pelo curso em comemoração à data.
Em Divinópolis, o evento foi realizado pela Comissão de Saúde Mental do Conselho Municipal de Saúde de Divinópolis, pelo Serviço de Referência em Saúde Mental (Sersam), pela Diretoria de Saúde Mental na Atenção Básica e pelo Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais (CRP-MG) e contou, também, com a participação de trabalhadores da área da Saúde Mental e de estudantes e professores da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) – Campus Centro-Oeste Dona Lindu e do curso de Psicologia da Faculdade Pitágoras. Os participantes da marcha percorreram o trajeto entre o Sersam, no bairro Niterói, e o Teatro Municipal Usina Gravatá.
Já em Belo Horizonte a marcha percorreu as principais ruas do Centro e contou com a participação da Escola de Samba Liberdade ainda que Tam Tam, que organizou um desfile composto de seis alas: “Os desalienistas da resistência”, “Minha loucura vem de berço: por uma sociedade sem silencius”, “Não me prenda em seus trilhos que sou passarinho”, “Mais serviços para voar, menos grades para trancar”, “Dom Quixote de los errantes” e “Valentes ocupam: Marcus Vinícius, presente!”.
Antes do desfile, os estudantes assistiram, no Belas Artes Cine, ao filme “Nise – O Coração da Loucura”, dirigido por Roberto Berliner e que narra o trabalho desenvolvido pela médica psiquiatra Nise da Silveira (1905-1999) em um hospital psiquiátrico no subúrbio do Rio de Janeiro – ela se negava a utilizar o eletrochoque e a lobotomia no tratamento de pacientes esquizofrênicos.
Eventos
As atividades em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial da UEMG Divinópolis começaram em 13 de abril. Desde então, diversos eventos vêm sendo promovidos na unidade.
No dia 17, o grupo de estudos PESC (Plataforma de Estudos da Subjetividade no Contemporâneo) realizou, no auditório da unidade, uma mesa-redonda sobre o tema “O fenômeno toxicomania: onde está o sujeito?”, coordenada pela psicóloga Gesianni Gonçalves, professora da UEMG Divinópolis, e que contou com a participação dos também psicólogos Roberto Mendonça (da UEMG Divinópolis), Renata Chagas (da Clínica São Bento Menni) e Anderson Matos (da Faculdade Pitágoras).
Já no dia 18, estudantes do 7º período (noturno) do curso apresentaram, no bloco 5 da unidade, um trabalho a respeito da sensibilização sobre os direitos de convivência familiar e comunitária de pessoas com sofrimento mental e com deficiência. A atividade foi orientada pela professora Rosângela Dias, que leciona para a turma a disciplina de Psicologia do Excepcional.
Programação
A programação das atividades será encerrada no dia 25 de maio, com a realização do Seminário sobre Crises, organizado pelos professores Santhiago Souza e Cristiane Nogueira. O evento será às 9h30, no auditório da unidade.
E será encerrada nesta sexta-feira (dia 20) a exposição de painéis, vídeos e varal de imagens montada no bloco administrativo da unidade, sob a orientação do professor André Amorim Martins. A mostra poderá ser visitada até as 22h.
A organização das atividades está a cargo da professora Cristiane Nogueira.
Confira a programação completa na página Psicologia UEMG Divinópolis.
DIVINÓPOLIS
|