|
Semana de Museus é iniciada na UEMG Unidade Divinópolis
18/05/2016
Assessoria de Comunicação – UEMG Unidade Divinópolis
Foi iniciada, nessa segunda-feira (dia 16), na UEMG Unidade Divinópolis, a 14ª Semana de Museus, evento promovido em todo o país pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio). A semana deste ano aborda o tema “Museus e paisagens culturais” e conta com a participação de 1.236 museus e instituições culturais do país que estão realizando cerca de 3.700 atividades, entre as quais exposições, visitas monitoradas, palestras e oficinas.
No primeiro dia do evento, professores, funcionários, bolsistas e monitores do Centro de Memória Professora Batistina Corgozinho (Cemud), responsável pela organização da semana na unidade, acompanharam, nos períodos da manhã e da tarde, a visita de alunos e professores das escolas municipais Otávio Olímpio de Oliveira e Benjamin Constant, de Divinópolis, e da Escola Estadual Victor Gonçalves de Souza, de Itaúna. Eles participaram da oficina “Educação patrimonial: paisagens urbanas e meio ambiente” e visitaram a exposição do acervo do Cemud e a mostra “Paisagem cultural e patrimônio regional”.
À noite, foram realizadas duas atividades no auditório da unidade. Às 19h, ocorreu o lançamento da página do acervo de Halim Souki, comerciante libanês que chegou em 1926 em Divinópolis, onde viveu até o falecimento, em 5 de maio de 1950. Souki foi, também, fotógrafo e registrou, durante vários anos, momentos da história de Divinópolis. Participaram da cerimônia familiares de Halim Souki, entre os quais a filha dele, Amira Souki Porto; a estudante Monique Oliveira, bolsista do curso de Engenharia de Computação da UEMG Unidade Divinópolis; e o coordenador do projeto, professor José Heleno Ferreira.
Encerrando a programação do evento, foi realizada, às 19h30, a mesa-redonda sobre o tema “Paisagem cultural e patrimônio regional: políticas e desafios”, que contou com a participação da presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Paisagístico de Divinópolis (Comphap), a jornalista Sonia Terra; do também jornalista Agnel Marques; do professor Pablo Gobira, coordenador do Programa Institucional de Extensão Direitos à Produção e ao Acesso à Arte e à Cultura, da UEMG; e do coordenador do curso de História da UEMG Unidade Divinópolis, professor João Ricardo Ferreira Pires.
O Cemud
Criado em 2005, o Cemud busca, entre outros objetivos, realizar estudos sobre a memória, a história, o patrimônio, as tradições e as manifestações culturais, além de promover eventos acadêmicos e extensionistas e interagir com as instituições de educação básica e a Universidade. O acervo do centro, composto por documentos, fotografias, jornais, impressos e vídeos sobre a história e memória da região, está disponível no EmRedes – Portal da Memória do Centro-Oeste Mineiro.
A programação da semana será encerrada na sexta-feira (dia 20).
Clique aqui e confira a programação completa do evento
DIVINÓPOLIS
|